Confiança e redes: evidências teóricas sob o prisma do capital social

Autores

  • Andréia Maria Kremer Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rafael Todescato Cavalheiro Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.13292

Resumo

O objetivo deste estudo foi de identificar como os componentes do capital social têm sido aplicados a solução dos problemas de uso dos bens comuns, através da análise integrativa da produção científica internacional. Foram selecionados 39 artigos, publicados nas bases de dados Scopus, Science Direct e Web of Science. Os resultados revelam a importância da confiança, da reciprocidade, da reputação e das redes para o comportamento cooperativo. Contudo, a análise dos estudos evidenciou a necessidade de levar em consideração outros fatores, como a heterogeneidade, o tamanho dos grupos e as normas. Os estudos demonstram que a confiança pode ser construída em ambiente com homogeneidade e, nesse sentido, os grupos pequenos possuem vantagens. A homogeneidade e as normas também são importantes para a construção de redes, que permitem o compartilhamento de informações, comunicação face a face, negociação de normas compartilhadas, construção de uma reputação e construção de confiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Maria Kremer, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013), Especialista em Gestão Empreendedora de Negócios pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2011) e graduada em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009). Atualmente é administradora da Universidade Federal da Grande Dourados e Professora Formadora no Bacharelado em Administração Pública da EaD/UFGD. Professora na Faculdade de Educação, Tecnologias e Administração de Caarapó - MS.

Rafael Todescato Cavalheiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2016). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Atua como coordenador pedagógico e professor no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó - FETAC desde 2015. Atua também como Técnico Administrativo na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Artigos/Papers