Socialização organizacional na perspectiva de mulheres da polícia militar

Autores

  • Glicielle Bezerra de Queiroz Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v13i2.27244

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar como ocorre o processo de socialização organizacional das mulheres na Polícia Militar, baseando-se na metodologia de Taormina (1997). Realizaram-se entrevistas com oito policiais militares, podendo-se constatar que: no domínio treinamento, as habilidades de trabalho são adquiridas no curso de formação e na informalidade; no domínio da compreensão, as policiais se mostraram informadas sobre a organização; o suporte de colegas de trabalho revelou-se influente à socialização; e as perspectivas futuras convergiram à ascensão na carreira, apesar das indicações de discriminação e frustração. Os resultados contribuem para o campo dos estudos da socialização organizacional e das organizações policiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glicielle Bezerra de Queiroz, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas

Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da UFC.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Edição

Seção

Artigos/Papers