Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Científica Discente Planície Científica é vinculada ao curso de graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes-RJ.

O periódico constitui um espaço de incentivo à produção acadêmica de alunos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais, bem como de recém-formados na área (até 2 anos de graduação) de todo o país e do exterior. Também recebe artigos de graduandos e recém-formados em outras áreas do conhecimento que se dediquem a temáticas afins e/ou que dialoguem com a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política.

A revista publicada semestralmente contribuições originais e inéditas na forma de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de pesquisa, resumos de monografia textos líricos (poemas) e gêneros de ficção (conto e crônica), conforme as diretrizes para autores. Aproximadamente 30% dos textos publicados tem versão integral em língua estrangeira, preferencialmente o inglês. Incentiva-se, inclusive, a participação de alunos autores de instituições de ensino e pesquisa estrangeiras.

As submissões podem ser feitas em fluxo contínuo, preferencialmente resultados de pesquisas feitas em quaisquer períodos da graduação. A revista também organiza dossiês, através de chamadas específicas, para edições determinadas.

 

Políticas de Seção

Expediente

Editores
  • Sofia Guerra
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Especial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Em forma de perguntas e respostas, incluindo um parágrafo introdutório, resulta de conversa com autores e pesquisadores de referência em sua área de produção científica. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 5 a 10 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas (artigo de revisão) ou que apresenta temas ou abordagens originais, em geral resultados de pesquisa do próprio autor (artigo original). A Revista Discente Planície Científica admite textos de 10 a 15 pagínas

Editores
  • Matheus Andrade
  • Bruno Azevedo
  • Rhuana Oliveira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Publicação eminentemente pessoal, que trata do tema com caráter crítico, formal, discursivo, expondo lógica e reflexivamente uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação. É de natureza problematizadora, antidogmática e inovadora. A Revista Discente Planície Científica admite textos 6 e 8 páginas.

Editores
  • Érica Mendes
  • Anelize Ribeiro
  • Lailson Silva
  • Vitória Wermelinger
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de pesquisa

Com forte marca descritivo-reflexiva, são textos breves que comunicam elementos essenciais da pesquisa de campo já concluída ou a experiência em andamento do jovem pesquisador. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 6 a 8 páginas.

Editores
  • Vitória Wermelinger
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resumo crítico de uma obra teórica ou com viés cultural cuja edição tenha sido lançada até 5 (cinco) anos antes. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 1 e 4 páginas.

Editores
  • Anelize Ribeiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Monografia

Textos que informem os elementos essenciais de monografia já defendida até 2 anos antes da publicação (tema, recorte, questão-problema, hipótese, objetivos, metodologia e principais resultados), acompanhados de palavras-chaves indexadoras. A Revista Discente Planície Científica admite textos com até 2 páginas.

Editores
  • Rebeca Franco
  • Williams Luna
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Literatura

Podem ser submetidos poesias, contos e crônicas. A Revista Discente Planície Científica admite 1 (um) texto por autor, com até 3 páginas.

Editores
  • Rebeca Franco
  • Williams Luna
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos enviados para publicação serão avaliados pelo Corpo de Editores a fim de garantir que atendem aos critérios exigidos para publicação.

As entrevistas, resumos de monografia, resenhas e textos líricos e ficcionais passam por avaliação do corpo editorial. Artigos, ensaios e relatos de pesquisa passam por avaliação de pareceristas externos, utilizando a política double-blind peer reviewing (duplo-cego), isto é, avaliação por dois avaliadores/as da área respectiva ao trabalho submetido que não sabem qual par também está avaliando o trabalho e que não sabem de quem é a autoria do trabalho.

Se houver divergência entre os pareceres, um terceiro avaliador poderá ser convidado, sendo que a decisão final cabe ao Editor encarregado do trabalho, tendo como base os pareceres. O editor poderá: a) Aceitar o artigo com modificações menores; b) Solicitar modificações substanciais no texto; c) Solicitar que o texto seja revisado e submetido novamente; d) Recusar o artigo. 

Os textos aceitos podem passar por alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical, realizadas por revisores especializados. Nesses casos, os autores sempre serão consultados pelos editores.

Os textos não aceitos para publicação na revista estão liberados para submissão em outros periódicos.

 

Periodicidade

A Revista Discente Planície Científica é publicada semestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Seguindo a diretriz da gratuitamente e da democratização do conhecimento, a Revista Científica Discente Planície Científica oferece acesso livre ao seu conteúdo. Orienta-se, no entanto, que ao serem citados em outros trabalhos, os textos publicados indiquem o hiperlink de hospedagem na página da revista.

Os autores que submeterem seus textos para publicação não serão cobrados e devem declarar ciência de que não serão remunerados pela colaboração. O autor também deve atestar o ineditismo de seu trabalho e se responsabilizar pelo conteúdo da publicação, conteúdo esse que não reflete necessariamente a visão da Comissão Editorial.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Acesso Livre

Seguindo a diretriz da gratuitamente e da democratização do conhecimento, a Revista Científica Discente Planície Científica oferece acesso livre ao seu conteúdo. Orienta-se, no entanto, que ao serem citados em outros trabalhos, os textos publicados indiquem o hiperlink de hospedagem na página da revista.

Os autores que submeterem seus textos para publicação não serão cobrados e devem declarar ciência de que não serão remunerados pela colaboração. O autor também deve atestar o ineditismo de seu trabalho e se responsabilizar pelo conteúdo da publicação, conteúdo esse que não reflete necessariamente a visão do Comitê Editorial.

 

Direitos dos Autores

Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Discente Planície Científica são de propriedade dos respectivos autores, com direitos de primeira publicação para este periódico. Os artigos têm fins exclusivamente educacionais e científicos.

 

Atribuições do Corpo de Editores

  • Definir, revisar ou atualizar as diretrizes editoriais da revista, em conjunto com o Comissão Científica sempre que necessário;
  • Indexar o periódico no maior número possível de bases de dados da área do conhecimento;
  • Indicar os integrantes da Comissão Científica, formada pelo corpo de pareceristas e conselheiros especializados na área de conhecimento;
  • Estabelecer os critérios e procedimentos para a aprovação dos textos submetidos e encaminhá-los para obtenção dos pareceres necessários;
  • Preservar registros, pareceres e documentos referentes aos textos avaliados pela Comissão Científica;
  • Buscar e incentivar continuamente a participação de autores convidados junto a instituições de ensino e pesquisa, nacionais e estrangeiras, notadamente discentes de Ciências Sociais, ampliando, assim, o alcance da revista e a circulação de saberes;
  • Garantir a qualidade técnica, científica e textual, a estabilidade do perfil e o alcance dos objetivos da Revista Planície Científica;
  • Trabalhar pela regularidade e continuidade de sua publicação;
  • Planejar e atuar na divulgação do periódico;
  • Promover a avaliação da qualidade e relevância científica da revista, com base em recomendações, critérios, políticas, normas e padrões definidos junto aos professores orientadores e a Comissão Científica;
  • Relatar semestralmente o desempenho da revista com relação ao acesso e número de citações on-line;

 

Atribuições do Comissão Científica

  • A Revista Discente Planície Científica conta com uma Comissão Científica indicada pelo Corpo de Editore para consulta, assessoramento e emissão de pareceres;
  • A Comissão Científica é formada por professores mestres e doutores, além de profissionais de notório saber nas Ciências Sociais e áreas afins, sendo 70% de outras instituições de ensino ou pesquisa do Brasil que não a Universidade Federal Fluminense, à qual esta revista está vinculada;
  • Os artigos, ensaios, resenhas e relatos de pesquisa recebidos para publicação deverão ser submetidos aos membros da Comissão, sendo que o conselheiro que analisar o texto é o responsável pela indicação para publicação, revisão ou arquivamento do trabalho avaliado;
  • Os membros da Comissão Científica atuam junto aos editores orientadores e ao corpo editorial discente no sentido de divulgar a revista, captar novos autores, sugerir temas para dossiês temáticos e propor novos integrantes ou de integrantes ad hoc para a Comissão.

 

Código de Conduta e de Boas Práticas

A revista Planície Científica adota uma política de promoção da integridade na pesquisa e na comunicação de trabalhos científicos. Aqui, apresentamos as principais diretrizes para as boas práticas dos autores, pareceristas e editores da revista.

 

AUTORES

 

Sobre a originalidade

Todo trabalho submetido deve ser original e esse é um compromisso assumido pelos autores no ato de envio de seus textos. As citações devem ser referenciadas (ver Diretrizes para os autores. O plágio e autoplágio são crimes, conforme a Lei 9.610/98, e a revista adotará softwares de detecção de plágio. Em casos de plágio verificado, a revista se reserva ao direito de banir o autor da publicação.

 

Fomento

No caso de relatos e artigos que comuniquem resultados de pesquisa, os autores devem informar no texto, em nota de rodapé, os órgãos de financiamento que porventura tenham subsidiado o trabalho.

 

Publicação em mais de um periódico

O mesmo texto não deve ser submetido a mais de uma revista ao mesmo tempo. Artigos já apresentados em eventos podem ser submetidos à revista ..., mas o autor deve mencionar o fato no formulário de submissão.

 

Autoria e colaboração

Autores são aqueles que de fato deram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do trabalho. Pessoas que apenas participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa e/ou do artigo devem ser identificadas como colaboradoras, em nota de rodapé.

Em caso de co-autoria, o crédito ao primeiro autor e aos demais autores do texto deve estar baseado no mérito científico e na contribuição dada ao artigo, independente do status ou titulação dos/as autores. Todos os autores e coautores devem estar cientes da submissão do trabalho à revista.

 

Pedidos de revisão

Caso considere o parecer inadequado, o autor poderá pedir revisão, desde que encaminhe ao editor responsável pela submissão uma carta com seus argumentos. O pedido será avaliado pelo corpo editorial da revista.

 

Autorizações

Permissões de direitos de autor: os autores são responsáveis pela obtenção de permissões de direitos autorais para reproduzir qualquer cotação, ilustração ou fotografia.

No caso de o texto vir a ser aprovado para publicação, o(s) autor(es) assina(m) declaração - em conformidade com o modelo estabelecido - transferindo os direitos autorais à revista Planície Científica, autorizando-a a publicá-lo por meio impresso, eletrônico, CDRom e/ou internet ou outro meio conhecido.

No caso dos artigos redigidos com base em pesquisas envolvendo seres humanos, os autores devem adotar os procedimentos éticos da área, incluindo a submissão aos Comitês de Ética na Pesquisa de suas instituições ou países, quando for o caso.

 

PARECERISTA

 

Função

O parecerista tem como função avaliar o mérito do texto submetido e indicar se o mesmo deve ser ou não publicado pela revista. Sua avaliação considera, entre outros pontos: originalidade, adequação da submissão ao foco e escopo da revista e/ou ao dossiê temático, a consistência metodológica, o rigor científico, qualidade e correção da redação, atualidade do tema e a pertinência do referencial teórico adotado pelo autor. O parecerista também colabora com a identificação de plágio e autoplágio nos textos submetidos.

 

Confidencialidade

A avaliação é feita sempre por pelo menos dois pareceristas e é cega, ou seja, o parecerista não é informado sobre a autoria do texto que está sendo avaliado, o que garante maior imparcialidade na avaliação. Desse modo, o parecerista deve tratar os documentos como confidenciais e nunca discutir com terceiros sobre o texto antes que o mesmo seja publicado.

 

Qualificação

A revista Planície Científica convidará para emitir o parecer sobre determinado texto profissionais graduados e pós-graduados e professores mestres e doutores qualificados para avaliar a submissão tendo em vista sua afinidade com o tema, disponibilidade para cumprimento dos prazos e a não existência de conflitos de interesses.

 

Retorno ao autor

O parecer é encaminhado primeiro ao editor responsável pela submissão e parte dele o contato com o autor para comunicação dos resultados da avaliação.

 

 

EDITORES

 

Publicação

Na revista Planície Científica, a equipe de editores é formada por graduandos de diversos períodos das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Essa equipe trabalha sob orientação de professores supervisores ligados ao Laboratório de Métodos em Ciências Sociais (Lemecs/UFF/CNPq). Juntos, discentes e docentes são responsáveis por assegurar a integridade do processo de avaliação.

A equipe deve obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio, bem como deve se resguardar de divulgar qualquer informação sobre os textos originais submetidos, discutindo sobre os mesmos apenas com os respectivos autores e com os pareceristas. Igual sigilo deve ser mantido pelos editores com relação a nomes e endereços (eletrônicos ou postais) informados à revista. Os mesmos devem ser utilizados exclusivamente para fins de divulgação científica e nunca disponibilizados para outras finalidades.

Cabe aos editores informar aos autores sobre os pareceres e, em caso de aceite para publicação, informar também a respeito da edição em que o artigo deve ser publicado. Em caso de rejeição da submissão, os editores também devem comunicar aos autores o resultado, construtivamente, de modo a contribuir com o amadurecimento do trabalho, caso o autor deseje fazer outras submissões. A decisão final sobre o mérito do trabalho é sempre de responsabilidade da equipe editorial.

Cabe aos editores, também, averiguar e tomar providências em caso de reclamações éticas feitas por terceiros sobre textos submetidos ou publicados.

 

Conflitos de interesse

O editor não deve ser responsável por submissões feitas por autores com os quais tenha conflitos de interesse por quaisquer razões, sejam competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações.