Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Discente Planície Científica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

O periódico constitui um espaço de incentivo à produção acadêmica de alunos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais, bem como de recém-formados na área (até 2 anos de graduação) de todo o país e do exterior. Também recebe artigos de graduandos e recém-formados em outras áreas do conhecimento que se dediquem a temáticas afins e/ou que dialoguem com a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política.

Todos os textos submetidos devem ser de autoria intelectual própria, devendo o autor referenciar corretamente as fontes consultadas para realização do trabalho e declarar em formulário próprio que todo o material incluído em seu trabalho está livre de direitos autorais e que se responsabiliza por possíveis litígios judiciais relacionados.

A Revista Científica Discente Planície Científica aceita submissões em Português, Espanhol e/ou Inglês, sendo que todos os resumos e palavras-chave devem ter versão nas três línguas.

Ao submeter artigos, ensaios, resenhas e relatos de pesquisa, o autor deve retirar seu nome e quaisquer possíveis identificações, inclusive nas propriedades do documento, para garantir a avaliação cega por pares (double blind peer review).

Admitem-se artigos, ensaios, relatos de pesquisa, resumos expandidos de monografia, resenhas com até 3 (três autores)

Poesia, contos e crônicas – A Revista Discente Planície Científica admite 1 (um) texto por autor, de 2 a 3 páginas.

 

GÊNEROS E DIMENSÕES DO TEXTO

 

Artigo - Publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas (artigo de revisão bibliográfica) ou que apresenta temas ou abordagens originais, em geral resultados de pesquisa do próprio autor (artigo original). A Revista Discente Planície Científica admite textos de 10 a 15 páginas.

 

Ensaio Publicação eminentemente pessoal, que trata do tema com caráter crítico, formal, discursivo, expondo lógica e reflexivamente uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação. É de natureza problematizadora, antidogmática, inovadora e crítica. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 6 a 8 páginas.

 

Resenha Resumo crítico de uma obra teórica ou com viés cultural lançada até 5 (cinco) anos antes. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 1 a 4 páginas.

 

Relatos de pesquisa Com forte marca descritivo-reflexiva, são textos breves que comunicam elementos essenciais da pesquisa de campo já concluída ou a experiência em andamento do/a pesquisador/a iniciante. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 6 a 8 páginas.

 

Resumos expandidos de monografia Textos que informem os elementos essenciais de monografia já defendida até 2 anos antes da publicação (tema, recorte, questão-problema, hipótese, objetivos, metodologia e principais resultados), acompanhados de palavras-chaves indexadoras e bibliografia básica. A Revista Discente Planície Científica admite textos com até 2 páginas .

 

Entrevistas – Em forma de perguntas e respostas, incluindo um parágrafo introdutório, resulta de conversa com autores/as e pesquisadores/as de referência em sua área de produção científica. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 5 a 10 páginas.

 

Poesia, contos e crônicas A Revista Discente Planície Científica admite 1 (um) texto por autor, com até 3 páginas.

 

FORMATO DOS TEXTOS

 

Margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.

Fonte Times New Roman, Tamanho 12.

Alinhamento Justificado.

Parágrafo Primeira Linha de 1,25cm.

Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para:

Citações diretas (mais de 3 linhas, com recuo de 4cm à direita)

Notas de rodapé (Tamanho 10, alinhado à esquerda);

Legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas, etc.) - Com Título da legenda, tamanho 12, centralizado, com fonte bibliográfica abaixo do elemento especial, tamanho 10, alinhado à esquerda);

Referências Bibliográficas (alinhado à esquerda)

 

ELEMENTOS ESSENCIAIS

 

Título e subtítulo: Artigos e ensaios; Em português, inglês e espanhol, com até 100 caracteres com espaços. (Apenas em português, os relatos de pesquisa, resumos expandidos, resenhas, textos líricos e ficcionais estão livres dessa obrigatoriedade)

 

Resumo/Abstract/ Resumen: Os artigos e ensaios devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de aproximadamente 10 linhas (Entre 600 e 800 caracteres com espaços) em português, inglês e espanhol. (Apenas em português, os relatos de pesquisa, resumos expandidos, resenhas, textos líricos e ficcionais estão livres dessa obrigatoriedade)

 

Palavras-chave/Keywords/ Resumen: Artigos e ensaios; Entre três (3) e cinco (5) palavras-chave em português, inglês e espanhol. (Apenas em português, os relatos de pesquisa, resumos expandidos, resenhas, textos líricos e ficcionais estão livres dessa obrigatoriedade)

 

Introdução e títulos de seções: Em caixa alta e negrito, seguindo uma hierarquia clara de títulos e subtítulos que facilite a leitura.

 

Notas: devem ser redigidas no rodapé, tamanho 10, alinhado à esquerda.

 

Referências no corpo do texto: Devem ser citadas no sistema (SOBRENOME, ano, p.).

 

Referências bibliográficas: devem ter seção própria ao final do texto, em ordem alfabética, e seguir as normas da ABNT.

 

Tabelas, figuras, fotos e ilustrações: devem ter uma boa qualidade e alta resolução (mínimo de 300 dpi), ser coloridas e numeradas sequencialmente, conter título e legenda.

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT adotadas pela EdUFF para trabalhos científicos e disponíveis das páginas 35 a 47 do documento acessível pelo link: http://www.eduff.uff.br/images/ebooks/Apresentacao_Trabalhos_Monograficos_de_Conclusao_%20de_Curso_Ed_10.pdf

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    Estou ciente de que não devo submeter o trabalho em formato ".txt".

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O arquivo submetido não contém a identificação do/a autor/a nem de sua afiliação institucional.

    Estou ciente de que o descumprimento desta norma acarretará em recusa do trabalho.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, ensaios e relatos de pesquisa), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam que mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.