GUNGUNHANA: A CONSTRUÇÃO DE UM HERÓI MOÇAMBICANO

Vitória Marinho Wermelinger

Resumo


O presente ensaio pretende relatar parte da história do Império de Gaza, em Moçambique, e abordar como se deu a construção da imagem de herói nacional em torno da figura de Gungunhana, o imperador de Gaza, após ser proclamada a independência do país no ano de 1975. Conclui-se que tal adjetivo veio a ser associado a sua imagem devido à busca de uma unidade nacional moçambicana por parte do governo. A metodologia utilizada para a realização do ensaio consistiu em uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e dissertações que abordam tema.


Palavras-chave


Gungunhana. Colonização. Identidade nacional. Gaza. Moçambique.

Texto completo:

PDF

Referências


ALAMY. Gungunhana Black & White Stock Photos. Disponível em:

. Acesso em: 23 jan. 2019.

COLOSOVSKI, Laiz. “A figura de Ngungunhane entre a narrativa histórica e a narrativa ficcional: questões sobre o romance Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa”. Revista Crioula, São Paulo, v.1, n. 18, p. 166-182, 2º semestre de 2016 (Separata).

DAVA, Frenando; ALEXANDRE, Antônio; LEMIA, Rosário; MUDENDER, Arrissis;WANE, Marílio; MAZUZE, Célia; LOPES, Sónia; AMINAGI, Dulámito; LOPES, Daniel. Samora Moisés Machel – História de Uma Vida Dedicada ao Povo Moçambicano. Maputo: ARPAC - Instituto de Investigação Sócio-Cultural, 2014.

MAPS OF WORLD. Moçambique Mapa. 2014. Disponível em:

. Acesso em: 05 nov. 2018.

REDE, Ardina da. Gungunhana. 2018. Disponível em:

. Acesso em: 23 jan. 2019.

RIBEIRO, Fernando Bessa. “História, heróis e a construção da nação em Moçambique”. In: MOREIRA, Fernando; RIBEIRO, Orquídea (Org.). Encontros com África - Moçambique. Villa Real: Centro de Estudos em Letras Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2011, p. 89-104.

SANTOS, Gabriela A. dos. Reino de Gaza: o desafio português na ocupação do sul de Moçambique (1821-1897). 198 f. Dissertação (Mestrado em História Social), Departamento de História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.


Apontamentos



Direitos autorais 2019 Vitória Marinho Wermelinger