Trabalho de arte/Evento curatorial

Autores

  • Ricardo Basbaum

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.41-50

Palavras-chave:

curadoria, construção da exposição, circuito de arte

Resumo

Neste texto são discutidas algumas questões relacionadas à prática
curatorial, tendo como referência a relação entre o gesto de construção da exposição enquanto evento-obra e o contato com obra de arte como dispositivo singular: na medida em que as fronteiras entre exposição e obra se tornam cada vez menos nítidas, como organizar a ativação da exposição enquanto ativação da obra e vice-versa? Em que medida a construção da exposição, ao colocar em movimento interesses diversos, intensifica ou não o contato do visitante com a obra, quando este é cada vez mais capturado pela intensidade do evento-exposição? Do mesmo modo, serão discutidos os limites entre os papéis do curador e do artista, em proximidade também com o crítico, o historiador e outros agentes do circuito da arte contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASBAUM, Ricardo. Quem é que vê nossos trabalhos. In: FERREIRA, Glória; PESSOA, Fernando (orgs.). Criação e crítica. Vila Velha:

Museu Vale; Rio de Janeiro: Suzy Muniz Produções, 2009. (Seminários Internacionais Museu Vale; 4)

BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc. In: Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Azougue, 2013.

BRITO, Ronaldo. O moderno e o contemporâneo (o novo e o outro novo). In: Arte Brasileira Contemporânea - Caderno de Textos 1.

Rio de Janeiro: Funarte, 1980.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.

GUATTARI, Félix. O capitalismo mundial integrado e a revolução molecular. In: ROLNIK, Suely (org.). Revolução molecular: pulsações

políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

HOFFMANN, Jens. A exposição como trabalho de arte. Concinnitas, Rio de Janeiro, Instituto de Artes/Uerj, n. 6, jul. 2004.

Downloads

Como Citar

Basbaum, R. (2018). Trabalho de arte/Evento curatorial. REVISTA POIÉSIS, 16(26), 41-50. https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.41-50

Edição

Seção

DOSSIÊ