Arte, América Latina e as fronteiras do mundo

Autores

  • Luiz Sérgio de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.12-24

Palavras-chave:

arte, localidade, identidade, mundo contemporâneo

Resumo

A arte brasileira tem seus olhares tradicionalmente direcionados
a horizontes distantes que têm o norte do mundo como foco, herança
do período colonial, independentemente se esse interesse nos distancia
de nossa realidade social, política ou cultural, daquilo que efetivamente
nos distingue. Este ensaio propõe uma reflexão em torno das articulações
entre arte, localidade e identidade no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Os Prêmios de Viagem da Academia em Pintura. In: PEREIRA, Sonia Gomes (org.). 185 anos da

Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001 / 2002, p. 69-92.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

HALL, Stuart. Que ‘negro’ é esse na cultura negra? In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG;

Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

PIPER, Adrian. A lógica do modernismo. Poiésis, Niterói, n. 11, p. 167-176, nov. 2008.

ZÍLIO, Carlos. A querela do Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

Downloads

Publicado

— Atualizado em 2021-07-09

Versões

  • 2021-07-09 (2)
  • (1)

Como Citar

Oliveira, L. S. de. (2021). Arte, América Latina e as fronteiras do mundo. REVISTA POIÉSIS, 15(23), 12-24. https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.12-24