Pequena viagem à terra do melhor conhecimento: um caminho aberto com Klee

Maria Beatriz Albernaz

Resumo


Este artigo relata o processo de realização de um vídeo coletivo, em três turmas da disciplina “Arte e educação”, do primeiro período do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O título dos vídeos, “Pequena viagem ao país do melhor conhecimento – a biblioteca”, remete ao texto Confissão criadora, de Paul Klee. A partir da poética suscitada pelas ideias de Klee e pela reverberação das colocações de Agamben sobre os múltiplos papéis da singularidade na “comunidade que vem”, busca-se – na arte – sua aproximação com a educação e as possibilidades pedagógicas provenientes da tensão entre ambas.

 


Palavras-chave


arte e educação; Paul Klee; produção de vídeo

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, G. La comunidad que viene. Trad. José Luis Villacañas, Cláudio La Rocca e Ester Quirós. Valencia: Pre-textos, 2006.

ANDRADE, O. Trechos escolhidos. Rio de Janeiro: Agir, 1977.

CAMARGO, I. Gaveta dos guardados. Augusto Massi (Org.). São Paulo: Ed. USP, 1998. Apud “Arte – linguagens”. Alayde Wanderley Mariani (org.). Rio de Janeiro: Paço Imperial, s/d.

CASTRO, M. A. De. O acontecer poético. A história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982.

DONDI, D. A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GUMBRECHT, H. U. Produção de presença. O que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2010.

KLEE, P. “Sobre a arte moderna e outros ensaios.” Trad. Pedro Sussekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Apud “Arte – linguagens”. Alayde Wanderley Mariani (Org.). Rio de Janeiro: Paço Imperial, s/d.

HEIDEGGER, M. “Construir, habitar, pensar”. In Ensaios e Conferências. Trad. Márcia Schuback e outros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

RILKE, R. M. Cartas a um jovem poeta. Trad. Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Globo, 1986.




DOI: https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.29-44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Maria Beatriz Albernaz