O close e o closet: fisiognomonia, typecasting e outros estereótipos

Leonardo Antunes Cunha

Resumo


O artigo relaciona a prática da fisiognomonia – presente nas artes plásticas e na ciência há séculos – com a idéia de typecasting – seleção de elenco calcada sobretudo nas características físicas do ator – no cinema. Depois se desenvolve o argumento de que, na comédia O Closet, o cineasta francês Francis Veber, se contrapõe à fisiognomonia e ao typecasting, propondo um deslocamento do olhar e uma fuga dos estereótipos.

Palavras-chave


fisiognomonia; seleção de elenco; estereótipo; comédia

Texto completo:

PDF

Referências


Referências Bibliográficas

ECO, Umberto. “A linguagem do rosto”. In: Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad. Beatriz

Borges.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 45 a 53.

MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque. “A fisiognomonia de Charles Le Brun – a educação da

face e a educação do olhar”. In: Pro-Posições, v. 16, n. 2 (47) – mai/ago, 2005, p.15 a 35

MORIN, Edgar. As estrelas - mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

WOJCIK, Pamela. “Typecasting”. In: Criticism – v. 45, n. 2, Spring 2003, p. 223-249.

Filmografia

CARTEROT, Thibault, JEANNE, François e LA MOTHE, Nicolas. La Saga Pignon - Francis Veber,

artisan du rire. Documentário disponível no DVD “Le Placard”, 2001.

MOLINARO, Edouard. Fuja enquanto é tempo (L’Emmerdeur, França, 1973).

ROBERT, Yves. Louro, alto, de sapato preto (Le grand blond avec une chaussure noir, França, 1972).

VEBER, Francis. A cabra (La Chèvre, França, 1981).

______. O closet (Le Placard, França, 2001).

______. Os compadres (Les Compères, França, 1983).

______. Contratado para amar (La Doublure, França, 2006).

______. Os fugitivos (Les Fugitifs, França, 1986).

______. O jantar dos malas (Le Dîner de Cons, França, 1998).

______. Os três fugitivos (Three Fugitives, EUA, 1989).

WILDER, Billy. Amigos, amigos, negócios à parte (Buddy Buddy, EUA, 1981).




DOI: https://doi.org/10.22409/poiesis.912.101-114

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Leonardo Antunes Cunha