Produção artística contemporânea: a cibercepção em Rara Avis e Verbarium

Francieli Filipini dos Santos

Resumo


O presente artigo trata da relevante presença da produção de Arte & Tecnologia no sistema da arte atual, trazendo para a discussão a questão da percepção em Rara Avis, obra de Eduardo Kac, e Verbarium, de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau. Percepção que segundo Ascott (2002) pode ser denominada Cibercepção. Deste modo, será realizada em um primeiro momento uma abordagem conceitual de tal termo e posteriormente a análise das obras acima mencionadas.

Palavras-chave


arte contemporânea; cibercepção; Rara avis; verbarium

Texto completo:

PDF

Referências


ASCOTT, Roy. “A arquitetura da Cibercepção”. In: LEÃO, Lúcia (Org.). Interlab: labirintos do

pensamento contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

DOMINGUES, Diana. “Software Art: comportamento e experiência em ciberarte”. In: Revista

Aplauso, nº 92, ano 10.

LEÃO, Lúcia (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo : Annablume, SENAC, 2004.

MACHADO, Arlindo. “Corpos e mentes em expansão”. In: MACHADO, Arlindo. O quarto

iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro : Rios Ambiciosos, 2001.

___________. Arte e mídia. Rio de Janeiro : Zahar, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. “Sujeito, subjetividade e identidade no Ciberespaço”. In: LEÃO, Lúcia (org.).

Derivas: cartografias do Ciberespaço. São Paulo : Annablume, SENAC, 2004.

SANTOS, Nara Cristina. Arte (e) Tecnologia em sensível emergência com o entorno digital: projetos

brasileiros. 2004. 367f. Tese (Doutorado - Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) – Universidade

Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de

Janeiro: Relume Dumará, 2002.

SOGABE, Milton. Arte e Tecnologia. LEÃO, Lúcia (org.). Derivas: cartografias do Ciberespaço.

São Paulo: Annablume, SENAC, 2004.




DOI: https://doi.org/10.22409/poiesis.912.129-138

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Francieli Filipini dos Santos