É Brasileiro, Já Passou de Americano

Autores

  • Neyde Veneziano

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.52-61

Palavras-chave:

teatro musical, teatro de revista, preconceito, dramaturgia.

Resumo

Breves comentários sobre o Teatro Musical Brasileiro desde a sua chegada, ao Brasil, até os dias de hoje, quando o teatro tecnológico e melodramático aporta em São Paulo com as mega-produções da Broadway. Este artigo pretende alertar sobre a necessidade de se formarem libretistas e especialistas em playwriting, a fim de que o musical contemporâneo brasileiro e seus personagens sejam, dramaturgicamente, pensados e construídos entre música e fala, com eficácia. Paralelamente aos musicais americanos, poderemos exportar nossos espetáculos e construir a mão-inversa, divulgando nosso teatro, nossas histórias e nossa música através desta outra forma de expressão teatral. Se, no passado, exportamos revistas musicais, poderemos, no presente, exportar grandes produções musicais com tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neyde Veneziano

Neyde Veneziano Neyde Veneziano é Professora Doutora e Livre Docente pela ECA / USP; professora do Instituto de Artes da Unicamp. É autora dos livros Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções; Não adianta chorar: identidade do teatro de revista brasileiro... Oba! (Editora UNICAMP); A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação (Editora Cónex); De Pernas para o Ar: Teatro de Revista em São Paulo (Imprensa Oficial do Estado, Coleção Aplauso, 2007)e As grandes vedetes do Brasil, também da Coleção Aplauso, 2010.

Referências

EVEN, David. The Story of America´s Musical Theater. Nova York: Chilton Company. Book Division, 1967.

FRANKEL, Aaron. Writing the Broadway Musical. Nova York: Da Capo Press. 2000.

PIROTTA, Nilthe Miriam. O Melos Dramático: a gênese do musical moderno. Tese de Doutorado. ECA/USP, 1997

SANT´ANNA, Afonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1986.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes, Editora da UNICAMP, 1991.

_______________. Não adianta Chorar: teatro de revista brasileiro. Oba! Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

_______________. De Pernas para o Ar: teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado. Coleção Aplauso. 2005.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Veneziano, N. (2010). É Brasileiro, Já Passou de Americano. REVISTA POIÉSIS, 11(16), 52-61. https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.52-61

Edição

Seção

DOSSIÊ