Observações sobre o tempo e a memória em Cidadão Kane

Autores

  • Odair José Moreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1014.144-155

Palavras-chave:

localização temporal, debreagem e embreagem, memória

Resumo

A memória e o interesse pela exposição temporal que a fundamenta são um dos recursos que torna o cinema uma arte do tempo por excelência. Tomando como premissa de trabalho os conceitos de localização temporal, debreagem e embreagem, oriundos da semiótica francesa, o que se pretende aqui é verificar como o filme em questão opera com as categorias de tempo e a memória em sua diegese.

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Referências

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Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Filmografia:

CIDADÃO Kane. Direção: Orson Welles. Produção: Orson Welles.Intérpretes: Orson Welles; Joseph Cotton; Dorothy Comingore; Ray

Collins; Georde Coulouris; Agnes Moorehead; e outros. Roteiro: Herman J. Mankiewicz; Orson Welles. Música: Bernard Herrmann.

RKO. Estados Unidos. 1 dvd. 2001. Fullscreen. Preto e branco. 119 min. Warner Home Video.

Imagens:

Orson Welles.

Fotogramas 01, 02, 03, 04 e 05, 1941, película cinematográfica / DVD. Fonte: Orson Welles (2001). Cidadão Kane. Estados Unidos:

RKO/Warner Home Video. 1. The Birth of a Nation, 1915

Direção: David W. Griffith

Fotograma

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Silva, O. J. M. da. (2018). Observações sobre o tempo e a memória em Cidadão Kane. REVISTA POIÉSIS, 10(14), 144-155. https://doi.org/10.22409/poiesis.1014.144-155