Trânsitos, trajetos e circulação dos jovens na cidade

Autores

  • Lívia de Tommasi Universidade Federal Fluminense, Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v1i4.10359

Resumo

O texto se propõe esboçar um olhar sobre a temática da juventude que supere as representações dicotômicas (jovens problema–jovens solução, jovens apáticos-jovens protagonistas, jovens estudantes-jovens trabalhadores) e a separação dos tempos do cotidiano em objetos de estudo estanques. No lugar das leituras que separam, encaixam, isolam, classificam, a análise propõe indagar vivências e experiências em movimento, acompanhando os trânsitos, os cruzamentos de fronteiras, a circulação entre os espaços e os tempos, tendo a cidade como lugar da experiência e da experimentação. No cenário da cidade, circuitos e curto-circuitos das vivências juvenis interrogam as categorias de análise colocando a necessidade de uma mudança do olhar que procure, ao mesmo tempo, captar e figurar as mudanças sociais, econômicas e culturais que ocorreram nos últimos decênios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, H. W. Cenas juvenis: punk e darks no espetáculo urbano, São Paulo : ed. Scritta, 1994.

ABRAMO, H.W. ; BRANCO, P.P.M. (orgs.) Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional, São Paulo: Instituto Cidadania/Ed. Fundação Perseu Abramo, 2005.

BAUMAN, Z. Modernidade e Ambivalência, Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

CAMARANO, M. A. (org.). Transição para a vida adulta, ou vida adulta em transição? Brasilia: IPEA, 2006.

CARRANO, P. Os jovens e a cidade: identidades e práticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas. Rio de Janeiro: Reluma Dumaré/FAPERJ, 2002.

CARRANO, P. ; MARTINS, C. H. Culturas e expressividades juvenis: uma janela para a escola. Boletim Salto para o futuro (24), MEC/TVE, 2007.

CECCON, C. Violência na sociedade brasileira. In: Conflito, modo de transformar. São Paulo: CECIP/Imprensa Oficial, 2009.

DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude em Belo Horizonte, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

GILROY, P. O Atlântico Negro, São Paulo: Editora 34, 2001.

HIRATA, D. V. No meio do campo: o que está em jogo no futebol da várzea? In: TELLES, V. ; CABANES, R. Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Humanitas, 2006.

LA MENDOLA, S. O sentido do risco. Tempo social, 17 (2), 2005.

LEITE, E. Faça você mesmo! www.diplo.uol.com.br , 2008.

MAGNANI, J. G. C. ; SOUZA, B. M. (org.). Jovens na metrópole : etnografias de ciruitos de lazer, encontro e sociabilidade. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.

MELUCCI, A. L’invenzione del presente : movimenti sociali nelle società complesse. 2° edizione. Bologna: Il Mulino, 1991.

_______. A. Parole Chiave : per un nuovo lessico delle scienze sociali, Roma : Carocci, 2000.

HERSCHMANN, M. O funk e o hip hop invadem a cena. Rio De Janeiro: Rocco, 1997.

OLIVEIRA, F. Política numa era de indeterminação : opacidade e reencantamento, in: OLIVEIRA, F. ; RIZEK, C. S. (org.). A era da indeterminação, São Paulo : Boitempo, 2007.

TELLES, V. ; CABANES R. Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territorios. São Paulo: Humanitas, 2006.

TELLES, V. ; HIRATA, D. V. Cidade e práticas urbanas: nas fronteiras incertas entre o ilegal, o informal e o ilicito. In: Estudos Avançados ,21 (61), 2007.

TOMMASI, L. Jovens brasileiros: espaços e tempos de participação política. Iin: Boletim Salto para o futuro (24), MEC/TVE, 2007a.

TOMMASI, L. A mobilização dos jovens na cidade: produção de cultura e direito ao lazer. In: SPOSITO, M. P. (org.). Espaços públicos e tempos juvenis. São Paulo: Global, 2007b.

Downloads

Publicado

2013-04-16

Como Citar

Tommasi, L. de. (2013). Trânsitos, trajetos e circulação dos jovens na cidade. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 1(4), 61-75. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v1i4.10359

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)