Nova forma de dominação ou cena potente? Uma análise das relações entre Juventude e Ação Cultural na Periferia Urbana Brasileira.

Autores

  • Vinicius Carvalho Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i5.10367

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar, a crise da dicotomia centro-periferia associada a emergência de iniciativas culturais na periferia urbana brasileira, estimuladas por políticas do Ministério da Cultura (MinC). A dicotomia centro-periferia desenvolvida na América Latina como uma tentativa de explicar o crescimento acelerado/desorganizado e o lugar das classes populares afastadas da possibilidade de moradia perto do núcleo da metrópole, sofreu diversas mudanças ao longo dos últimos 50 anos. A investigação dessas mudanças e a consideração renovada dos atores sociais, nos leva a notar a emergência de uma produção cultural juvenil periférica e a consequente descompressão do imaginário legado a essas regiões, ligados exclusivamente ao precário em suas variadas dimensões. O que modifica, inclusive, a cena política, com questões e demandas diferentes das tradicionais. Pretende-se aqui analisar a efetividade dessas políticas na reprodução social da “juventude periférica” brasileira, tomando como caso específico a análise sociológica realizada através do contato com jovens de Nova Iguaçu/RJ. O foco central é a produção de análises que avancem no entendimento do que se modifica e/ou permanece com relação à periferia urbana/juventude nos níveis conceitual e contextual, em sua face progressista e perversa, dado a multiplicação de diferentes expressões urbanísticas e socioculturais nestes espaços das metrópoles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vinícius Carvalho Lima é graduado e licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Foi integrante do Laboratório da Conjuntura Social Tecnologia e Território (LASTRO/IPPUR/UFRJ) coordenado pela Profª. Drª. Ana Clara Torres Ribeiro. Tem experiência em Sociologia Urbana, atuando nas seguintes temáticas: ação social coletiva, política cultural, juventude, periferia urbana, reivindicação e protestos urbanos.Hoje integra o Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL/IESP/UERJ)

Referências

BARRETO, Alessandra Siqueira; Cartografia política: as faces e fases da política na Baixada. Fluminense, Rio de Janeiro: UFRJ/ MN, 2006.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1999.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. A política dos outros: o cotidiano dos moradores da periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo, Brasiliense, 1984.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2000.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. São Paulo, Paz e Terra, 1983.

CORDEIRO, Denise Maria Antunes. Juventude nas sombras: escola, trabalho e moradia em territórios de precariedades. Rio de Janeiro, Lamparina. 2009.

DURHAM, E. A sociedade vista da periferia. In: A dinâmica da cultura: ensaios de antropologia. São Paulo, Cosac Naify, 2004.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

FRÚGOLI JUNIOR, Heitor. O urbano em questão na antropologia: interfaces com a sociologia. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 48, n. 1, 2005.

GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. São Paulo, EDUSP, 1997.

LAGO, Luciana Correa do. A periferia metropolitana como lugar do trabalho: da cidade-dormitório à cidade plena. Cadernos IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 22, 2007.

LEFEBVRE, Henri. A Reprodução das relações de produção. Porto: Publicações Escorpião, 1973.

LIMA, Vinícius Carvalho. Juventude e Política Culturas nas Periferias do Presente: o caso de Nova Iguaçu. 2012. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Trajetos e trajetórias: uma perspectiva da antropologia urbana. Sexta-feira, nº 8, São Paulo, 2006.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. São Paulo: Hucitec, 2000.

NASCIMENTO, Érica Peçanha do. A periferia de São Paulo: revendo discursos, atualizando o debate. Revista RUA [online], no. 16, 2010.

PAVIANI, Aldo. A lógica da periferização em áreas metropolitanas. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. (Org.). Território, globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.

POLLI, Simone A. Curitiba, metrópole corporativa: fronteiras da desigualdade. 2006. Dissertação (Mestrado em planejamento Urbano e Regional)–Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. A cidade neoliberal: crise societária e caminhos da ação. Observatório Social de América Latina, v. 21, 2006.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Dança de sentidos: na busca de alguns gestos. In: Corpocidade: debates, ações e articulações. Organização: Paola Berenstein Jacques, Fabiana Dultra Britto. - Salvador: EDUFBA, 2010.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Território Usado e Humanismo Concreto: O Mercado Socialmente Necessário. X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005.

RIBEIRO, Ana Clara Torres; LOURENÇO, A. Marcas do tempo: violência e objetivação da juventude. Jovens em Tempo Real, Rio de Janeiro, Lamparina.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira (Org.). Quando a rua vira casa. São Paulo: Projeto, 1985.

SANTOS, Milton. A cidade nos países subdesenvolvidos. Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1965.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo, Hucitec, 1994.

SARAIVA, Camila Pereira. A periferia consolidada em São Paulo: categoria e realidade em construção. 2008. Dissertação (Mestrado em planejamento Urbano e Regional)–Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SIMÕES, Manoel Ricardo. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense. Mesquita: Entorno, 2007.

TOURAINE, A. Juventud y Sociedad en Chile. RICS. 137, set. 1993.

VIANNA, Hermano. O Mundo do Funk Carioca. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. 1997.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Como Citar

Lima, V. C. (2013). Nova forma de dominação ou cena potente? Uma análise das relações entre Juventude e Ação Cultural na Periferia Urbana Brasileira. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (5), 27-42. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i5.10367

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)