Lugar: percepções e vivências - estudos de Portugal Pequeno e São Domingos, Niterói

Autores

  • Heloisa Bueno Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i5.10368

Resumo

Este ensaio busca, através da compreensão dos espaços urbanos e seus usos, identificar e entender a cidade como um espaço de encontros, fortalecedor de vivências, formador de identidades e de pertencimento, permeado de sentido e memória, compreendendo o espaço para além da sua construção física e da visão técnico-científica-hierárquica de alguns urbanistas e pesquisadores. O enfoque, portanto, pretende construir uma visão mais humana da cidade indo de encontro aos modelos de cidades “vazias”, cidades cenários, cidades shoppings, enfim, cidade espetáculo, e ao encontro das mais modernas correntes de pensamento sobre o olhar da(na) cidade, que humanizam os estudos sobre elas.

Com base neste fundamento e tendo como recorte a cidade de Niterói, escolhemos como núcleos para esta pesquisa, Portugal Pequeno, pequena faixa litorânea, localizada no bairro de Ponta d’Areia, que teve grande participação na história da formação da Cidade e, em uma análise paralela, trabalhamos também, o bairro São Domingos com foco no espaço circundante à Praça Leoni Ramos, conhecida como Praça da Cantareira, que, assim como o anterior, possui grande valor histórico para Niterói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Bueno Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Mestrado em Cultura e Territorialidades - UFF

Referências

AUGÈ, Marc. Não lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

COELHO, Teixeira (org.) A cultura pela Cidade. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2008.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

GUELMAN, Regina Prado (org.). A preservação do Patrimônio Cultural de Niterói. Niterói, RJ: Fundação de Arte de Niterói, 2007.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós Modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005.

JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas: o corpo enquanto resistência. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, Salvador - UFBA, Ano 5, nº especial, p.93-103, 2007.

LOPES, João Teixeira. A cidade e a cultura. Um estudo sobre praticas culturais urbano. Edições Afrontamento e Câmara Municipal do Porto. Abril de 2000.

LUZ, Margareth. O melhor de Niterói é a vista do Rio. Políticas Culturais e Intervenções Urbanas: MAC e Caminho Niemeyer. (Tese do Programa de Pós-Graduação em Antropologia). Rio de Janeiro, UFRJ, 2008.

MELLO, Cláudia de Souza de. Cantareira Shopping Cultural – São Domingos. Niterói, RJ. (TCC Graduação em Arquitetura – UFF – Niterói, RJ, 1990).

Revista Observatório Itaú Cultural/ OIC – n.5, (abr/ jun. 2008) – São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2008.

SANTOS, Carlos Nelson F. dos (coord.); VOGEL, Arno; MELLO, Marco Antônio da Silva; MOLLICA, Orlando. Quando a rua vira casa. São Paulo: Projeto, 1985.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

VARELLA, Marcos Vinícius. Vila Pereira Carneiro: um paraíso em Niterói: 1918 – 2008. Niterói/ RJ: Niterói Livros, 2008.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Como Citar

Rodrigues, H. B. (2013). Lugar: percepções e vivências - estudos de Portugal Pequeno e São Domingos, Niterói. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (5), 43-67. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i5.10368

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)