Consumo, inclusão e segregação: reflexões sobre lan houses e um comentário sobre rolezinhos

Autores

  • Pamela Passos
  • Adriana Facina

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10371

Resumo

Esse artigo é desdobramento de uma pesquisa de doutorado realizada em lan houses das favelas de Acari e Santa Marta e é também um esforço de reflexão sobre os recentes episódios dos rolezinhos nos shoppings em São Paulo. Pretendemos levantar alguns questionamentos sobre as práticas de consumo da camadas populares e sua relação com os discursos de inclusão social, bem como a visão moralizante voltada para o disciplinamento os corpos dos jovens de periferias.. Para tal, começaremos apresentando um panorama geral do funcionamento das lan houses,  estabelecimentos recorrentemente demonizados, analisando os discursos de inclusão social/digital para em seguida tecer algumas considerações do que observamos desses espaços para além de pontos de acesso pago à internet. Por último, analisaremos os rolezinhos e seus impactos sob a ótica do consumo como interação social e da experiência de segregação em alguns dos espaços a ele consagrados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Carla. Reflexões sobre entretenimento, educação e distinção em contextos de “inclusão digital”. In: FERRAZ, Joana Varon ; LEMOS, Ronaldo. Pontos de Cultura e lanhouses: estruturas para a inovação na base da pirâmide social. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, 2011.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. – Obras escolhidas volume 1.

CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

CARVALHO, Olívia. B. de M. Jogar, encontrar ou espalhar o currículo por aí: uma etnografia na lanhouse e no telecentro. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010.

ECO, U. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2006.

ENNE, A. L. À perplexidade, a complexidade: caminhos para pensar a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, v.3, p.11-28, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARTÌN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad. de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006.

PASSOS, Pâmella S. Lan house na favela: cultura e práticas sociais em Acari e no Santa Marta. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, 2013.

SANTOS. Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

Passos, P., & Facina, A. (2014). Consumo, inclusão e segregação: reflexões sobre lan houses e um comentário sobre rolezinhos. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (6), 22-39. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10371

Edição

Seção

Dossiê 4:Cultura e Práticas de Consumo