“E daí?”, “pronto, falei!”, “confesso”: artimanhas discursivas de qualificação e desqualificação do gosto e da distinção

Autores

  • Ana Enne Universidade Federal Fluminense, Departamento de Estudos de Mídia

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10376

Resumo

Em nosso artigo, pretendemos discutir o uso de estratégias discursivas para justificar determinadas práticas de consumo cultural que tendem a ser deslegitimadas pelo status dominante em termos do que se entende como “bom gosto”. Elegemos as categorias-chave “E daí?, “Confesso” e “Pronto, falei” como operadoras discursivas deslizantes que permitem a afirmação de um gosto desviante, que, de forma ambígua, acabam também por reiterar lugares fixados de distinção e discriminação. Para realizar a análise do uso de tais categorias, focamos nossas reflexões em exemplos pinçados do universo digital, em especial fóruns de debates, blogs, perfis em redes sociais e comunidades de partilha de gosto no Orkut.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007.

CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. IN: BARBOSA, Lívia e CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: editora da UFRJ, 2006.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: editora 34, 1999.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

Enne, A. (2014). “E daí?”, “pronto, falei!”, “confesso”: artimanhas discursivas de qualificação e desqualificação do gosto e da distinção. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (6), 103-113. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i6.10376

Edição

Seção

Dossiê 4:Cultura e Práticas de Consumo