Museus e projetos culturais: um estudo sobre a aderência de indicadores de desempenho à função social da instituição

Autores

  • ELIZABETE Castro Mendonça Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luis Antonio do Nascimento Neco Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nilcemar Nogueira Centro Cultural Cartola

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i9.10411

Resumo

Muitos dos editais lançados, no Brasil, exigem vinculação entre preservação de bens culturais e indicadores de desempenho alinhados a metas que visam à gestão e sustentabilidade. No caso dos museus, compreendidos nas atuais políticas públicas como instituições com potencialidades de geração de renda, um dos debates recai sobre se existe e quais as possibilidades de sua total sustentabilidade sem afastar sua função de contribuir para o desenvolvimento sociocultural e econômico da comunidade do entorno. Nossa proposta é analisar potencialidades e dificuldades encontradas pelo Centro Cultural Cartola/Museu do Samba Carioca para equalizar sua missão institucional, o atendimento às exigências para aprovação de projetos culturais e a comprovação das metas e indicadores alcançados, visando explicitar: 1. se os editais na prática aplicam as propostas encaminhadas pelas Políticas Públicas setoriais de Museu e de Patrimônio Imaterial que se propõem a legitimar as demandas das comunidades; 2. se a configuração dos indicadores de desempenho apresentados nos editais é alinhada à meta de retorno social de interesse da comunidade de sambistas e se reflete os resultados socioculturais e econômicos alcançados pelos projetos. Cientes de atualmente os editais são uma das principais fontes de recurso, analisar e explicitar tais questões é um fator relevante podendo contribuir para a democratização e valorização de conhecimentos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIZABETE Castro Mendonça, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos (UNIRIO), do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO e Museu de Astronomia e Ciências Afins) e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (Universidade Federal de Sergipe).

Luis Antonio do Nascimento Neco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Contábeis, especialização em Ciências Contábeis e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e mestrado em Ciências Contábeis. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nilcemar Nogueira, Centro Cultural Cartola

Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais, doutorado em Psicologia Social. Diretora Executiva do Centro Cultural Cartola e coordenadora do Programa de Salvaguarda do Samba Carioca.

Referências

ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001.

BELLEN, Hans Michel Van. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BRASIL (CF 88). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em 28/09/13.

CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In RUBIM, AntonioAntônio A. C. (Org.). Políticas culturais no Brasil (Coleção CULT). Salvador: EDUFBA, 2007. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/138/1/Politicas%20culturais.pdf. Acesso em 01/07/2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

HANSON, Denis. Gestão e Cultura: Um panorama dos argumentos pró e contra. In III SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro, 2006.

HARGREAVES, Andy. Liderança sustentável: desenvolvendo gestores da aprendizagem. Adriano Moraes Migliavacca (Tradução). Porto Alegre: Artmed, 2007.

HOJI, Masakazu. Administração financeira orçamentária. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema de informação e indicadores culturais. Estudos e Pesquisas: Informações demográficas e socioeconômica, n. 22, 2007.

IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Museus em números. Brasília: IBRAM, 2011.

IBRAM - INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Museus e a dimensão econômica: da cadeia produtiva à gestão sustentável. Brasília, DF: Ibram, (2014Coleção Museu, Economia e Sustentabilidade, 2). Disponível em http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Museus_DimensaoEconomica_Ibram2014.pdf. Acesso em 01/03/2015.

IPHAN - INSTITUTO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Dossiê das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido-alto, Samba de terreiro e Samba-enredo. Brasília, DF: Departamento de Patrimônio Imaterial / Iphan, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2011.

MENDONÇA, Elizabete de Castro; NECO, Luis Antônio do Nascimento. Cultura y gestión, una relación en crecimiento: el impacto en la formación de los gestores culturales. In Marcela Alejandra Pais Andrade; Ahtziri Molina Roldán. (Org.). Cultura y desarrollo en América Latina: actores, estrategias, formación y prácticas. 1ed. Buenos Aires: Cooperativas, v. 1, 2013, p. 109-130.

NOGUEIRA, Nilcemar. A patrimonialização do samba. In Elizabete de Castro Mendonça e Júnia Gomes da Costa Guimarães e Silva (org.). Bens culturais musealizados: políticas públicas, preservação e gestão. Rio de Janeiro: UNIRIO / Escola de Museologia, 2014, p. 33-44.

PADOVEZE, Clóvis Luís; TARANTO, Fernando Cesar. Orçamento empresarial: novos conceitos e técnicas. São Paulo: Pearson, 2009.

SÁ, Carlos Alexandre. Orçamento empresarial: novas técnicas de elaboração e de acompanhamento. São Paulo: Atlas, 2014.

SARTOR, Carla Daniel. As políticas públicas culturais e a perspectiva da transformação: a experiência coletiva nos Pontos de Cultura. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2011.

SCHUBERT, Pedro. Orçamento empresarial integrado: metodologia, elaboração, controle e acompanhamento. 3 ed. Rio de Janeiro: Freitas Basto, 2005.

SIENA, Osmar. Método para avaliar o progresso em direção ao desenvolvimento sustentável. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis:,.Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

SILVA, José Pereira. Análise financeira das empresas. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Mendonça, E. C., Neco, L. A. do N., & Nogueira, N. (2015). Museus e projetos culturais: um estudo sobre a aderência de indicadores de desempenho à função social da instituição. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (9), 52-72. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i9.10411

Edição

Seção

Dossiê 9: Construyendo identidades en las Américas: Interpelaciones desde la(s) Cultura(s) y la Gestión Cultural