Sobre a Revista

REVISTA SEMESTRAL - MARÇO / SETEMBRO - ISSN 2237-1508

PRAGMATIZES  - publicação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), em parceria com o Laboratório de Ações Culturais (LABAC), ambos vinculados ao Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Destina-se à reflexão crítica no vasto campo dos estudos em cultura. Recebe artigos em fluxo contínuo e para dossiês temáticos.

Notícias

Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoques pedagógicos

2024-01-17

Chamada pública de artigos que possam integrar o dossiê que comporá a edição número 27 (setembro/2024) de PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura (ISSN 2237-1508). da Universidade Federal Fluminense.

 

Tema: Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoques pedagógicos

 

Os processos educacionais associados ao patrimônio cultural geralmente giram em torno do conhecimento histórico e artístico. No entanto, nas últimas décadas, a Educação Patrimonial (EP) tem se expandido e gerado diversas pesquisas em meio a realidades complexas, através de múltiplas linhas de pesquisa socioeducacional que a consolidan como campo de conhecimento, especialmente na América Latina. Para a EP, seu foco de interesse são as conexões simbólicas e afetivas das pessoas com o patrimônio cultural como um fator relevante na construção do imaginário individual e coletivo dos seres humanos. Isso tem um impacto no fortalecimento do tecido social entre as pessoas e seu patrimônio cultural, a fim de garantir o acesso dos cidadãos à cultura e à identidade cultural. Em 2021, por meio do "Marco para a educação cultural e artística", a UNESCO reconheceu que os conhecimentos vinculados à história, à sociedade e às práticas culturais devem ser valorizados e transmitidos às gerações mais jovens em ambientes formais e não formais de ensino. Esse dispositivo normativo se fortaleceu com o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 das Nações Unidas, como a meta 4.7 que prevê a garantia de acesso a conhecimentos e habilidades a todos os alunos no intuito de promover a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável. Diante do cenário apresentado, o objetivo desta chamada é revelar as perspectivas da produção de pesquisa em Educação Patrimonial na América Latina (AL). Atualmente, é muito importante saber quais tópicos estão sendo pesquisados em Educação Patrimonial na América Latina, quem está pesquisando, como essa pesquisa está sendo realizada, quais são as abordagens pedagógicas utilizadas e como são aplicadas na América Latina. Dessa forma, será possível demonstrar o progresso, o impacto e os fundamentos de um corpo teórico de educação física que contribua para a proposição de abordagens, métodos e elaboração de estratégias para a educação patrimonial que respondam aos contextos socioculturas da América Latina, em que ela é realizada.  Esta questão é particularmente importante hoje, quando a UNESCO discute o Quadro para a Educação Artística e Patrimonial, entendido como um direito humano. Nesse sentido, este dossier visa identificar perspectivas, desafios e prioridades regionais na educação artística e cultural, o que contribui para a nossa proposta. Além disso, para este dossiê estamos especialmente interessados ​​em atividades/ações de Educação Patrimonial voltadas para as alterações climáticas, razão pela qual, ao revelar a produção de investigação no PE, pretendemos conhecer e dar a conhecer como esta questão tem sido abordada.

Palavras-chave: Patrimônio cultural. Educação Patrimonial. Cultura. Identidade. Desenvolvimento sustentável.

 

Organizadoras: Zaida García Valecillo; Simonne Teixeira; Júlia Ermínia Riscado

 

Observação geral: O dossiê integrará a edição de setembro de 2024, e o prazo para envio das colaborações é até 30 de abril de 2024, através do site da revista http://periodicos.uff.br/pragmatizes/

Destacamos que as normas editoriais do periódico indicam a necessidade dos artigos serem de autoria de pesquisadores doutores, ao menos um dos autores, e que todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma da revista. As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions

Saiba mais sobre Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoques pedagógicos

Edição Atual

v. 13 n. 25 (2023): Edição 25 (inclui dois dossiês e artigos em fluxo contínuo)
					Visualizar v. 13 n. 25 (2023): Edição 25 (inclui dois dossiês e artigos em fluxo contínuo)
Publicado: 2023-09-07

Edição completa

Capa, Corpo Editorial, Sumário, Editorial

25a: Gestão cultural e diversidade

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior

Entrevistas

Artigos (em Fluxo Contínuo)

Ver Todas as Edições