Avaliação comparativa entre diferentes modalidades de reposição hidroeletrolítica em equinos desidratados experimentalmente pela utilização de parâmetros do exame físico e marcadores hematológicos

Autores

  • Domingos Cachineiro Rodrigues Dias Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-9827-2906
  • Nadyne Souza Moreira Universidade Federal da Bahia
  • Thereza Cristina Borio dos Santos Calmon Universidade Federal da Bahia
  • Dyego Pimenta Oliveira UNIME
  • Pedro Ancelmo Nunes Ermita Universidade Federal de Viçosa
  • Micheline Ozana Da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Leandro Abreu Da Fonseca Universidade Federal de Viçosa
  • José Dantas Ribeiro Filho Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Equinos, desidratação, hidratação enteral, hidratação intravenosa

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar a comparação entre três modalidades de terapias hidroeletrolíticas, sendo uma hipotônica (SeHIPO) e outra isotônica (SeISO), ambas por via enteral em fluxo contínuo (HETfc), com a solução de ringer lactato por via intravenosa (RL IV), na taxa de infusão de 15 ml/kg/h, administradas simultaneamente em tempo real por 8 horas num delineamento crossover 6X3 em equinos desidratados experimentalmente pela utilização de parâmetros clínicos do exame físico e de alguns exames laboratoriais. Para tanto foram utilizadas 6 éguas adultas da raça Brasileiro de Hipismo submetidas a um protocolo experimental de indução de desidratação (PD) e posteriormente tratadas de acordo com o delineamento experimental. Os resultados obtidos demonstraram que ambos os tratamentos HETfc demonstraram eficácia equivalente ao RL IV na reversão dos efeitos determinados pelo PD, ainda que para os marcadores da volemia, tais como o Volume Globular (VG), Proteínas Plasmáticas Totais (PPT) e porcentagem de Volume Plasmático (%VP) tenham sido relativamente mais lentos. Porém, para os demais marcadores clínicos a eficácia entre as três terapias estudadas foi equivalente. Esses resultados comprovam a ação das terapias HETfc ao serem comparadas ao tratamento RL IV, pela utilização dos marcadores clínicos e laboratoriais utilizados, e justificam a indicação e utilização dessas modalidades terapêuticas em equinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Cachineiro Rodrigues Dias, Universidade Federal da Bahia

Médico Veterinário com Graduação pela Universidade Federal Fluminense (1999), Residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais pela Universidade Federal de Viçosa (2000), Especialização em Diagnóstico e Cirurgia de Equinos pela Faculdade de Jaguariúna (2008), Mestrado em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Possui experiência na Assistência Veterinária em âmbito privado nas áreas de Clínica Médica e Medicina Esportiva de Equinos. Atualmente é Professor Assistente II do Departamento de Anatomia, Patologia e Clínicas Veterinárias da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (DEAPAC - EMEVZ - UFBA) e Chefe do Setor de Clínica de Equídeos do Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP - EMEVZ - UFBA), com atuação e interesse na Clínica Médica (Medicina Interna) de Equídeos com ênfase na Gastroenterologia, Clínica dos Desequilíbrios Hidroeletrolíticos e Ácido-Base, Doenças Infecciosas, Patologia Clínica e Farmacologia Clínica de Equinos.

Downloads

Publicado

2019-09-20

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica