Correlação entre contagem de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas e isolamento de Salmonella spp. em hambúrgueres crus

Autores

  • Jorge Luiz Fortuna Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Elmiro Rosendo Nascimento Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Robson Maia Franco Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Bactérias aeróbias mesófilas, Salmonella, Hambúrguer, Correlação

Resumo

Objetivou-se correlacionar a Contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas (CBHAM) e o isolamento de Salmonella spp. em hambúrgueres. Foram coletadas e analisadas 80 amostras de hambúrgueres. Realizou-se a contagem total de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas através do método de semeadura em profundidade (pour plate) e isolamento de Salmonella spp. através de microbiologia convencional. Também se utilizou o coeficiente de correlação de Spearman (r2) para verificar o grau de dependência entre os valores encontrados nas amostras analisadas. Não houve correlação significativa em relação a contaminação dos hambúrgueres pela Salmonella spp. e as altas contagens de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Fortuna, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Assistente de Microbiologia; Imunologia e Bioética do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus X

Elmiro Rosendo Nascimento, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Programa de Pós-Graduação de Medicina Veterinária – Área de Concentração: Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal.

Robson Maia Franco, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Programa de Pós-Graduação de Medicina Veterinária – Área de Concentração: Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal