Presença de Sarcocysits spp. em marsupiais da espécie Didelphis albiventris na região sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Luciana Araujo Lins Faculdade de Veterinária – Universidade da Região da Campanha – Campus Bagé
  • Lorena Soares Feijó Departamento de Clínicas Veterinária – Faculdade de Veterinária – Universidade Federal de Pelotas.
  • Friedrich Frey Júnior Haras Santa Maria de Araras.
  • Cristina Gomes Zambrano Departamento de Clínicas Veterinária – Faculdade de Veterinária – Universidade Federal de Pelotas.
  • Maria Elizabeth Aires Berne Departamento de Parasitologia – Instituto de Biologia – Universidade Federal de Pelotas.
  • Carlos Eduardo Wayne Nogueira Departamento de Clínicas Veterinária – Faculdade de Veterinária – Universidade Federal de Pelotas.

Palavras-chave:

Sarcocystis spp., Didelphis spp., MEP, equinos

Resumo

Este estudo avaliou o grau de infecção por Sarcocystis spp. em marsupiais do gênero Didelphis spp., conhecidospopularmente por gambás, no município de Bagé, na região sul do estado do Rio Grande do Sul (RS). Este parasito é oagente causador da Mieloencefalite Protozoária Equina (MEP), sendo que neste município estão localizados importantescriatórios de cavalos Puro-Sangue Inglês, demonstrando a importância deste estudo na região. O gambá atua comohospedeiro definitivo do parasito e elimina oocistos juntamente com as fezes. Os equinos infectam-se ao ingerir alimentoscontaminados por fezes de gambás. Para o estudo, foram analisados 19 marsupiais da espécie Didelphis albiventris.Foram realizadas raspagens das três secções do intestino delgado dos gambás para avaliação de lesões macroscópicase histopatológicas, como também para o isolamento e identificação de Sarcocystis spp. Na avaliação histopatológica,observou-se a presença de células inflamatórias, infiltrado de eosinófilos e áreas hemorrágicas, caracterizando enterite.Nos 19 (100%) animais necropsiados e examinados, foi observada a presença de Sarcocystis spp., e em um (5,3%) animalfoi isolado Sarcocystis neurona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva