Influência do exercício físico sobre sódio e potássio séricos em equinos da raça Quarto de Milha e mestiços submetidos à prova de laço em dupla

Autores

  • Clarisse Simões Coelho Professor de Graduação em Medicina Veterinária e do Curso de Mestrado em Ciência Animal * Centro Universitário Vila Velha (UVV).
  • Priscila Faria Rosa Lopes Centro Universitário Vila Velha (UVV)
  • Gabriela Lanschi Pissinati Centro Universitário Vila Velha (UVV)
  • Larize de Oliveira Ramalho Centro Universitário Vila Velha (UVV)
  • Vinicius Ricardo Cuña de Souza Centro Universitário Vila Velha (UVV)

Palavras-chave:

equino, sódio, potássio, Quarto de Milha, laço em dupla

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do exercício físico de alta intensidade e curta duração (provas de laçoem dupla) sobre as concentrações séricas de sódio e potássio em equinos durante competição realizada no estado doEspírito Santo. Para tal, foram utilizadas amostras de soro de 20 equinos da raça Quarto de Milha e mestiços, avaliados nosmomentos repouso (uma semana antes da prova, com o animal já em treinamento (T0), antes da prova atlética (T1) eimediatamente após o término da mesma (T2). Na avaliação de sódio sérico, os resultados registrados nos momentos T0,T1 e T2 foram, respectivamente, 141,3 ± 7,0 mEq/L, 154,5 ± 11,2 mEq/L e 139,4 ± 3,3 mEq/L. Para o potássio sérico, osvalores registrados nos momentos T0, T1 e T2 foram, respectivamente, 3,9 ± 0,6 mEq/L, 4,4 ± 0,8 mEq/L e 4,6 ± 0,4 mEq/L.A análise dos resultados demonstrou que o exercício físico imposto não influenciou de forma significativa os valoresencontrados de sódio, porém houve aumento significativo para o potássio sérico. Foi possível também destacar a influênciado transporte sobre ambos os eletrólitos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica