Ocorrência de Vibrio parahaemolyticus e Salmonella spp. em “sashimis” comercializados em restaurantes no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Lícia Cristina Miranda Malavota Estudante do Programa de Pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. CEP 24230-340 – Niterói, RJ, Brasil.
  • Juliana de Castro Beltrão da Costa Acadêmica da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
  • Marcela Fonseca Jardim Acadêmica da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
  • Luiz Antônio Trindade de Oliveira Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.
  • Robson Maia Franco Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.
  • Valéria Moura de Oliveira Departamento de Higiene e Saúde Pública, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. BR-465, Km 7, CEP. 23890-000. Seropédica, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

pescado, “sashimi”, Vibrio parahaemolyticus, Salmonella spp

Resumo

Visando conhecer a segurança do produto "sashimi" de salmão fornecido em restaurantes, e dos riscos potenciais aoconsumidor, a pesquisa objetivou avaliar a ocorrência de Vibrio parahaemolyticus e de Salmonella spp na matéria-prima, noproduto final antes de sua exposição à venda e após sua exposição ao cliente; e de Salmonella spp nas mãos dosmanipuladores, em dois restaurantes (RI e RII). Os estabelecimentos foram classificados pelas diferentes condições dehigiene e climatização do ambiente de manipulação, sendo RII considerado o melhor. Foi verificada a ausência de Vibrioparahaemolyticus em 100% das amostras; presença de Salmonella spp. em 12,5% do total de amostras analisadas, sendotodas estas pertencentes a RII: 25% estava presente na mão do manipulador e 75%, presente na matéria-prima e produtosfinais. Através dos resultados da pesquisa pôde-se concluir que ambos os estabelecimentos estavam em conformidadecom a RDC 12 de 2001 da ANVISA para Vibrio parahaemolyticus, mas RII enquadrou-se fora dos padrões estabelecidosquanto à presença de Salmonella spp. O resultado sugere que RII necessita da adoção eficaz de práticas higiênicosanitáriasna elaboração de "sashimi" para eliminar a presença de Salmonella spp., que é um risco potencial à saúde doconsumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal