Ensaios de padronização do teste ELISA para diagnóstico da cisticercose bovina utilizando antígenos de larva de Taenia crassiceps

Autores

  • Lilian Lameck Monteiro Estudante de mestrado, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, MG.
  • Paulo Sérgio de Arruda Pinto Professor(a) associado (a), Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, MG, Autor para correspondência: Departamento de Veterinária-UFV, CEP 36.570-000, Viçosa, MG.
  • Paula Dias Bevilacqua Professor(a) associado (a), Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, MG, Autor para correspondência: Departamento de Veterinária-UFV, CEP 36.570-000, Viçosa, MG.
  • Iacir Francisco dos Santos Professor titular, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Antônio Augusto Mendes Maia Professor adjunto, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, SP.
  • Francesca Silva Dias Bolsista de Iniciação Científica, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, MG.

Palavras-chave:

cisticercose bovina, Taenia crassiceps, ELISA, antígeno

Resumo

Os antígenos total e vesicular de Taenia crassiceps e soros-controle de bovinos positivos e negativos para a cisticercose foramcomparados por meio de alguns parâmetros de padronização do teste ELISA, visando avaliar o seu desempenho no diagnósticoda referida doença. Os parâmetros avaliados foram: diferentes concentrações dos antígenos, diluições de soros e conjugados,marcas de placa e substâncias bloqueadoras das placas. As diluições 1:25 de soro e 1:2.500 de conjugado para o antígenode líquido vesicular e 1:5.000 para o antígeno total, o leite desnatado e as maiores concentrações dos antígenos testadas (1,2 e 4 μg/orifício) foram os critérios de padronização que proporcionaram maior diferenciação entre soros positivos e negativos,conseqüentemente, melhor desempenho do teste ELISA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva