Avaliação eritrocitária de eqüinos hígidos submetidos a um protocolo hemodialítico

Autores

  • Juliana de Oliveira Professora adjunto – Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Estadual de Maringá. Bolsista CNPq durante doutoramento em Ciência Animal – EV – UFMG
  • Maristela Silveira Palhares Professor Associado – Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, Escola de Veterinária UFMG.
  • José Monteiro da Silva Filho Professor Associado – Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, Escola de Veterinária UFMG.
  • Mateus Teixeira Sampaio Acadêmico de Medicina Veterinária – EV - UFMG.
  • Lucas Tadeu Silva Acadêmico de Medicina Veterinária – EV - UFMG.
  • Ubiratan Pereira Melo Acadêmico do Curso de Doutorado em Medicina Veterinária – EV - UFMG.

Palavras-chave:

eqüinos, hemodiálise, diálise, hematologia, eritrograma

Resumo

Com o objetivo de realizar a adequação da técnica de hemodiálise para eqüinos, foram formados quatro grupos experimentaisde seis animais cada, sendo determinados os seguintes tratamentos: Grupo I: animais sadios submetidos a cateterismocentral unilateral e protocolo de sedação (grupo controle); Grupo II: animais sadios submetidos a cateterismo central unilateralcom cateter duplo-lúmen e uma sessão de hemodiálise de seis horas; Grupo III: animais sadios submetidos a cateterismocentral unilateral com cateter duplo-lúmen e duas sessões de hemodiálise de seis horas; Grupo IV: animais sadios submetidosa cateterismo central bilateral com cateter mono-lúmen e uma sessão de hemodiálise de seis horas. Empregou-se xilazina10% (0,4 mg/kg) associada a acepromazina 2% (0,08 mg/kg) via intravenosa para sedação. Foram utilizados doishemodialisadores dispostos em série, do tipo fibras ocas, baixo fluxo, membrana de polissulfona e área de 1,8m2. O fluxosanguíneo médio do circuito extracorpóreo foi de 319,18 ± 97,41 ml/minuto. A anticoagulação foi feita com heparina sódica em100 UI/kg para primming, repetida na dose de 53,86 ± 18,61 UI/kg/hora. Dentre as respostas pesquisadas neste estudo, naavaliação hematológica observou-se diminuição nos valores de eritrócitos e índices hematimétricos, sendo estes achadoscondizentes com o emprego de um circuito extracorpóreo. Concluiu-se que o procedimento de hemodiálise pode ser empregadona espécie eqüina, empregando-se a técnica clássica descrita neste trabalho. Contudo, a avaliação hematológica antes edepois de cada sessão de diálise é fundamental para monitorização do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-05-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica