Resistência de larvas de Contracaecum sp., a baixas temperaturas

Autores

  • Luciano Antunes Barros Prof. adjunto da disciplina Parasitologia Geral Aplicada à Medicina Veterinária – Departamento de Produção Animal, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Cleise Oliveira Sigarini Prof. substituta da disciplina Inspeção de Produtos de Origem Animal – Departamento de Produção Animal, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Paula Rodrigues Pinto Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso.

Palavras-chave:

anisaquídeos, Contracaecum sp., resistência à baixas temperaturas

Resumo

Trinta e cinco peixes da espécie Hoplias malabaricus provenientes do rio Cuiabá, estado de Mato Grosso, foram necropsiadospara a coleta de larvas de anisaquídeos, Contracaecum sp., com o objetivo de avaliar a resistência desses nematóides ao frio.As larvas foram coletadas e avaliadas quanto a sua viabilidade, através de movimento espontâneo e integridade morfológica;estas foram acondicionadas entre fatias da massa muscular e mantidas em freezer a -30°C, para avaliação da sobrevivênciados parasitos a cada hora. Após cinco horas de exposição, todas as larvas estavam mortas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal