Avaliação da tipificação e classificação de ovos comercializados na cidade do Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Autores

  • Lina Provenzano Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense – UFF.
  • Marta Maria Braga Xavier Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense – UFF.
  • Flávia Venturi Pimentel Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense – UFF.
  • Ismar Araújo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense.
  • Gisela Cornélia Hütten Superintendência de Controle de Zoonoses, Vigilância e Fiscalização Sanitária. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
  • Henrique Silva Pardi Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64, 24230- 340, Niterói, RJ.
  • Sergio Borges Mano Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64, 24230- 340, Niterói, RJ.

Palavras-chave:

ovo, qualidade

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi verificar a tipificação e classificação contida nos rótulos das embalagens dos ovoscomercializados na cidade do Rio de Janeiro comparativamente com as normas estabelecidas na legislação vigente paraeste requisito. Quarenta e seis dúzias de ovos brancos e vermelhos foram avaliadas para: peso dos ovos; integridade, limpezae deformidade da casca; altura da câmara de ar, e; ovoscopia da clara e da gema. Os ovos foram abertos com a finalidade deavaliar os resultados obtidos na ovoscopia. Realizou-se análise estatística descritiva simples, observando-se a concordânciaou não com a legislação. Observou-se que 10,9% estavam dentro dos parâmetros estabelecidos, sendo 89,1% em desacordo.Dessas (41 amostras), 51,2% foram devido a aspectos relacionados com omissões na rotulagem; 39,0% em relação à falhasna classificação; 39,0% em desacordo com a tipificação apresentada na embalagem; 7,3% com o comprometimento daintegridade e limpeza da casca, e; 7,3% apresentaram crescimento de mofo na casca. De acordo com estes resultados,concluiu-se que existe a necessidade de uma maior atenção, por parte das autoridades, na fiscalização deste produto desdea embalagem até a sua comercialização ao varejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal