Níveis de anticorpos contra a doença de Newcastle mediante a imunização com vacinas associadas com os vírus da bronquite infecciosa e da infecção da bursa de Fabrícius

Autores

  • José Luiz Castro Aguiar Filho Alunos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (PPGCV/FAVET/UECE).
  • Walber Feijó de Oliveira Alunos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (PPGCV/FAVET/UECE).
  • Rosa Patrícia Ramos Salles Médica-veterinária, mestra em Ciências Veterinárias pelo PPGCV/FAVET/UECE.
  • William Cardoso Maciel Prof. adjunto do Curso de Graduação e do PPGCV/FAVET/UECE, doutor.
  • Josué Moura Romão Alunos de graduação Medicina Veterinária – IC/UECE.
  • Régis Siqueira de Castro Teixeira Alunos de graduação Medicina Veterinária – IC/UECE.
  • Olivaldo Facó Aluno de doutorado em Zootecnia – PDIZ/UFC.

Palavras-chave:

doença de Newcastle, interferência viral, imunização, bronquite infecciosa, gumboro

Resumo

Um artifício atualmente bastante difundido para a imunização de aves em apenas uma única administração, seria a utilizaçãode vacinas associadas; mas, segundo alguns pesquisadores, frangos de corte vacinados com vacinas associadas contendovírus vivos atenuados da doença de Newcastle (DNC) e da bronquite infecciosa das galinhas (BIG), podem sofrer um fenômenodenominado interferência viral, incapacitando o sistema imunológico de estimular a produção de anticorpos (AC) protetores,produzindo uma competição por epítopos, ou dirigindo a resposta imune em outros sentidos. Estes animais foram divididosem nove tratamentos e imunizados com vacinas contendo as cepas HB1 (HB1 e Clone 30) do vírus da DNC e da cepaMassachusetts (H120 e Ma5) para o vírus da BIG, em diversas combinações, administradas pela via ocular. Um tratamento (T11)deixado sem imunização foi utilizado como controle. Os tratamentos T2, T4 e T10 sofreram imunização apenas contra a DNCem separado ou associada no momento da vacinação ou em laboratório à BIG, sendo que nos tratamentos T5, T6, T7, T8 e T9foi incluída a vacinação contra a infecção da bursa de Fabrícius (IBF). Os resultados mostram haver uma redução na produçãode AC contra a DNC quando esta foi associada à BIG (tratamento 4), ambas diluídas no mesmo frasco no momento davacinação. Porém observou-se menor interferência, a partir da utilização de uma vacina já associada em laboratório (tratamento10). Quanto à presença do vírus da IBF presente nos grupos G5 a G8, este parece favorecer o sistema imune através de umestímulo precoce deste, reduzindo a diferença na quantidade de AC quando estas são posteriormente associadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-01-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva