Coliformes totais e Escherichia coli em coxas de frango comercializados no Rio de Janeiro

Autores

  • Analy Machado de Oliveira Leite Discente (Iniciação Científica) – Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.
  • Robson Maia Franco Departamento de Tecnologia dos Alimentos. Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense – Rua Vital Brazil Filho, 64, CEP 24230-340, Niterói, RJ – Brasil.

Palavras-chave:

carne de frango, qualidade bacteriológica, detecção rápida, coliformes totais, Escherichia coli

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram enumerar coliformes totais e Escherichia coli, que é um indicador de contaminação fecal,comparando os resultados obtidos frente aos padrões de identidade e qualidade nacionais vigentes, além de realizar asorologia das cepas de E. coli isoladas em coxas de frango, obtidas em estabelecimentos com e sem inspeção sanitária,comercializadas no município do Rio de Janeiro. Para enumeração dos microrganismos foi utilizada metodologia miniaturizadacom meios de cultura de rápida detecção, contendo indicadores fluorogênicos e cromogênicos. Das 30 amostras analisadas,12 apresentaram número mais provável (NMP) de E. coli variando de <3 a 2,9x107/g, sendo seis (20%) consideradas imprópriaspara o consumo de acordo com a legislação vigente. Das 150 colônias suspeitas e confirmadas em testes bioquímicos 18(12%) foram positivas para os sorogrupos E. coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli enteroinvasiva (EIEC), provenientes de 15amostras diferentes. Das 17 colônias suspeitas para E. coli enterohemorrágica (EHEC), nenhuma cepa pertencia a estegrupo. Os resultados indicam que a existência de um serviço de inspeção eficiente, em todas as fases do processo tecnológicodo frango, é muito importante para obtenção de um produto de qualidade e seguro, sem riscos para a saúde do consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal