Efeitos da embalagem em atmosfera modificada sobre as alterações microbiológicas, químicas e sensoriais de pargo (Pagrus pagrus)

Autores

  • Raquel Lima Salgado Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. CEP 24230-340 – Niterói, RJ – Brasil.
  • Juliana de Castro Beltrão da Costa Discente de Medicina Veterinária (Bolsista PIBIC). Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Carlos Adam Conte Júnior Programa de Pós-graduação em Ciencias Veterinárias – Departamento de Nutrición, Bromatología y Tecnología de los Alimentos – Universidad Complutense de Madrid – Espana.
  • Manuela Fernández Departamento de Nutrición, Bromatología y Tecnología de los Alimentos – Universidad Complutense de Madrid – España.
  • Mônica Queiroz de Freitas Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
  • Sérgio Borges Mano Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

peixe, pargo (Pagrus pagrus), atmosfera modificada, vida útil

Resumo

Para avaliar os efeitos da embalagem em atmosfera modificada na vida útil do pargo (Pagrus pagrus), 20 amostras foramsubmetidas a quatro diferentes tratamentos: 100% ar, 100% CO2, 100% N2, e 50/50 CO2/N2. Durante os 16 dias de estocagemforam coletadas amostras para contagem total de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas (CTBHAM), pH e avaliaçãosensorial de cor e odor. Os resultados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos para realização de uma análiseestatística descritiva. O crescimento bacteriano foi mais acelerado, respectivamente, nas amostras embaladas em 100% ar,100% N2 e 50/50 CO2/N2, sendo os menores crescimentos observados nas embaladas em 100% CO2. As amostras emaerobiose apresentaram um aumento do pH, atingindo um máximo de 7,07 no 8o dia de estocagem, assim como as amostrasembaladas em 100% N2 atingiram um valor máximo de 7,49 no 16o dia. Os aspectos sensoriais da degradação foramprimeiramente observados no ar e mais tardiamente em 100% CO2. Pode-se concluir que a embalagem contendo 100% CO2se destacou das demais, mostrando bom desempenho na preservação da carne de pargo, aumentando sua vida útil e sendoa mais eficiente na manutenção dos parâmetros de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal