Nematóides da família Anisakidae e cestóides da ordem Trypanorhyncha em peixes teleósteos comercializados no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Tatiana Pereira Cardoso Mestranda do Programa de Pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal – UFF, Rua Vital Brazil Filho, 64. CEP 24230-340 – Niterói, RJ – Brasil.
  • Raquel Lima Salgado Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal – UFF, Rua Vital Brazil Filho, 64. CEP 24230-340 – Niterói, RJ – Brasil.
  • Priscila Firmino Andrade Médica-veterinária autônoma.
  • Sérgio Carmona de São Clemente Professores do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Medicina Veterinária – UFF.
  • Francisco Carlos de Lima Professores do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Medicina Veterinária – UFF.

Palavras-chave:

peixe, Anisakidae, Trypanorhyncha

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar a pesquisa de formas larvares de nematóides da família Anisakidae e cestóides da ordemTrypanorhyncha em peixes teleósteos de grande comercialização no estado do Rio de Janeiro. Foram necropsiados 79espécimes que tiveram a sua cavidade geral e musculatura analisadas quanto à presença de parasitos. Do total de exemplaresde peixes, aproximadamente 20% apresentaram pelo menos uma das espécies de parasitos pesquisados. As espécies depeixes mais acometidos por cestóides da ordem Trypanorhyncha foram Lophius gastrophisus (6) e Netuma barba (6), amboscom valores de 66,7%. Os maiores percentuais de exemplares positivos para nematóides da família Anisakidae foram de60,0% para Genypterus brasiliensis (5); 47,6% para Pagrus pagrus (21), e 42,9% para Pseudopercis numida (7). As espéciesMicropogonias furnieri e Pagrus pagrus apresentaram ambos os parasitismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal