Pesquisa de Salmonella Enteritidis em ovos em casca

Autores

  • José Carlos Albuquerque do Prado Carvalho Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Vital Brazil, Niterói/ Rio de Janeiro, Brasil. 24.230-340.
  • Sérgio Mano Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Vital Brazil, Niterói/ Rio de Janeiro, Brasil. 24.230-340.
  • Fernanda Lima Cunha Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Mestrado), Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, Universidade Federal Fluminense.
  • Luiz Antônio Trindade de Oliveira Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Vital Brazil, Niterói/ Rio de Janeiro, Brasil. 24.230-340.
  • Robson Maia Franco Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Vital Brazil, Niterói/ Rio de Janeiro, Brasil. 24.230-340.

Palavras-chave:

ovo, gema, Salmonella Enteritidis

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi verificar a presença da Salmonella Enteritidis na gema de ovos que apresentavam nomáximo cinco dias de comercialização e características de qualidade compatíveis com as estabelecidas pela legislaçãobrasileira. Realizou-se a pesquisa de Salmonella Enteritidis em gemas de 96 ovos divididos em grupos de 12 ovos, ou seja,subdivididos em oito lotes. Os resultados foram negativos, não sendo detectados estirpes de Salmonella Enteritidis emnenhum dos lotes estudados. Conclui-se, portanto, ser baixa a ocorrência desta bactéria na gema dos ovos em cascaanalisados, cujos resultados foram compatíveis com os padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela legislaçãobrasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal