Caracterização do processo de rigor mortis nos músculos Gastrocnemius e Pectoralis de perus (Meleagris gallopavo) e maciez da carne

Autores

  • Fábio da Costa Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense – UFF.
  • Teófilo José Pimentel da Silva Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária – UFF.
  • Mônica Queiroz de Freitas Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária – UFF.
  • Rogério Tortelly Departamento de Patologia da Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.
  • Guilherme Jogaib Jardim Discente Iniciação Científica – Faculdade de Veterinária – UFF.

Palavras-chave:

carcaça de peru, músculos, rigor mortis, maciez

Resumo

Este trabalho objetivou caracterizar o processo de rigor mortis dos músculos Gastrocnemius e Pectoralis de seis carcaças deperus durante o resfriamento industrial e a maciez da carne. Foram escolhidos ao acaso seis perus machos da marca B U TA (British United Turkeys of América), abatidos em matadouro sob Inspeção Federal em Carambeí, PR. Após a sangria,analisou-se a temperatura, pH, comprimento de sarcômero em diferentes intervalos de tempo (0,25h; 1,5h; 2,5h; 6h e 18,5h)e força de cisalhamento ou maciez dos músculos. Para a comparação dos valores obtidos utilizou-se a análise da variância(delineamento inteiramente ao acaso e fatorial); o teste de Tukey ao nível de 5% e a tendência de correlação linear de Pearson.A temperatura da câmara fria variou de 32,3oC (0,25h) a – 0,5oC (18,5h) e a temperatura média das carcaças foi de 40,83oC e2,40oC, respectivamente. O pH médio inicial do músculo Gastrocnemius foi de 6,39 (0,25h) e o final 5,91 (18,5h) e no Pectoralisfoi 6,15 e 5,59. A contração máxima do sarcômero dos músculos Gastrocnemius e Pectoralis ocorreu na 0,25 h ou 15 min. (1,59m e 1,61 m) após a sangria. Os dois músculos estudados podem ser considerados como macios pois apresentam uma forçade cisalhamento próximo de 6,0 kg, demonstrando uma resolução normal do processo de rigor mortis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal