Lesões causadas por alguns helmintos em galinhas-d’angola (Numida meleagris, L.) procedentes do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria Eduarda Monteiro Silva MS, Ornitopatologia UFF. Rua Cinco de Julho, 486, apto. 403, Santa Rosa, Niterói, RJ, CEP 24220-111
  • Dalton Garcia de Mattos Júnior MS, PhD, Professor do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Veterinária –- Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rua Vital Brazil Filho, 64, Niterói, RJ, Brasil, CEP 24220-050.
  • Rogério Tortelly Professor do Departamento de Patologia e Apoio Clínico da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rua Vital Brazil Filho, 64, Niterói, RJ, Brasil, CEP 24220-050.
  • Rodrigo Caldas Menezes Médico-veterinário do Departamento de Controle de Qualidade Animal – Centro de Criação de Animais de Laboratório da FIOCRUZ.

Palavras-chave:

galinha-d’angola, helmintos, lesões, Raillietina magninumidae, Ascaridia numidae, Tanaisia bragai

Resumo

Um estudo descritivo das lesões causadas por helmintos dos gêneros: Ascaridia, Paratanaisia e Raillietina que acometem ascriações extensivas de galinha-d’angola no estado do Rio de Janeiro, foi realizado no período de janeiro de 2002 a agosto de2003. A pesquisa baseou-se no exame clínico ante-mortem, eutanásia e coleta de material destinado à histopatologia de 22aves. Nestas, foram abordados os aspectos macro e microscópicos das injúrias, considerando a intensidade média deinfecção e a lesão determinada pelos gêneros dos helmintos estudados. Dos aspectos abordados, no presente trabalho, aenterite crônica com áreas de destruição da mucosa foi a lesão que apresentou, concomitantemente com as alteraçõesmacroscópicas, maior significado, sendo esta causada por parasitas do gênero Raillietina. O gênero Ascaridia, estava associadoa uma enterite parasitária com discreta reação inflamatória e o gênero Paratanaisia, a uma discreta reação inflamatóriaperitubular associada à dilatação dos ductos coletores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-01-30

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva