Rinosporidiose nasal canina: relato de caso no Brasil

Autores

  • Cinthya Dessaune Neves Universidade Estadual do Norte Fluminense " Darcy Ribeiro".
  • Nina Rocha Dutra UNILESTE- Universidade do Centro-leste de MInas Gerais.
  • Felipe Berbari Neto UFES-Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Leonardo Serafim Silveira UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Palavras-chave:

dog, fungal, histopathology, infection

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo descrever o primeiro relato de rinosporidiose canina no Brasil, discutindo suas principais características clínicas, etiológicas, patogênicas e seu diagnóstico. Um cão macho, sem raça definida, com histórico de massa nasal de crescimento lento há cinco meses, com sangramento nasal esporádico, foi encaminhado ao setor de cirurgia e realizada biópsia com posterior exame histopatológico. O resultado demonstrou a presença de estruturas encapsuladas compatíveis com esporângios de Rhinosporidium seeberi. O proprietário optou por não realizar o tratamento cirúrgico ou farmacológico, assim como não retornou para as revisões. Até o presente momento, este é o único caso de rinosporidiose canina obervado no país. Os achados clínicos foram comuns aos demais casos mundiais da doença. A coloração com Hematoxilina-Eosina foi simples e conclusiva. As massas polipóides, friáveis, em cavidade nasal, de pacientes que tem contato com água estagnada devem incluir o R. seeberi como diagnóstico diferencial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthya Dessaune Neves, Universidade Estadual do Norte Fluminense " Darcy Ribeiro".

Nascida em Cachoeiro de Itapemirim à 22 de maio de 1981, formada em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG em 2006; Especialista em clínica e Cirurgia de Pequenos Animais na UFV em 2007; Mestre em Mecina Veterinária, área de concentração Anestesiologia, em 2009 pela UFV; Especialista em Farmacologia Humana pela Universidade Federal de Lavras em 2011; Doutoranda em Ciência Animal, área Sanidade Animal, subárea Analgesia e histologia na Universidade do Norte Fluminense.

Nina Rocha Dutra, UNILESTE- Universidade do Centro-leste de MInas Gerais.

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), possui Residência em Análises Clínicas (2005-2006) e Especialização latu sensu (2006-2007) pela mesma instituição; e Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa (2009).

Felipe Berbari Neto, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009). Também possui aprimoramento em Tutoria na Educação à Distância.

Leonardo Serafim Silveira, UENF-Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Possui Graduação em Medicina Veterinária - Faculdades Integradas Plínio Leite (1995), Especialização (Latu-sensu) em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (1999) e Doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2003)

Downloads

Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica