Cirurgia reconstrutiva com retalho cutâneo de avanço como técnica alternativa para tratamento de carcinoma de células escamosas em cães: relato de caso

Autores

  • Maria Isabel Mello Martins Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Clinicas Veterinarias
  • Bruno César Elias Residente em Medicina Veterinária, área de Teriogenologia de Animais de Companhia, Departamento de Clínicas Veterinárias, CCA - Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina-PR, Brasil
  • Rebeca Cordeiro Justino Doutoranda em Ciência Animal, Departamento de Clínicas Veterinárias CCA - Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina-PR, Brasil.
  • Carmen Lúcia Scortecci Hilst Docente do Departamento de Clínicas Veterinárias, CCA - Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina-PR, Brasil.

Palavras-chave:

Canino, cirúrgica reconstrutiva, neoplasia, região inguinal, piroxicam

Resumo

O carcinoma de células escamosas (CCE) é uma das neoplasias mais frequentemente observadas no trato genital de cães. Otratamento de eleição para o CCE é a exérese com ampla margem cirúrgica (1 a 3 cm), porém quando a região prepucial estácomprometida, se torna difícil obter margem adequada, tanto pela anatomia da região quanto pelas características agressivasdessa neoplasia. A penectomia com uretrostomia pré-escrotal seria a técnica mais indicada nesses casos, entretanto, complicaçõespós-cirúrgicas podem reduzir a qualidade e a expectativa de vida do animal. O objetivo deste relato foi demonstrar uma técnicacirúrgica conservativa, com base em plásticas reconstrutivas com retalhos cutâneos, como tratamento para CCE em prepúcio eregião inguinal, associada ao uso do piroxicam como terapia adjuvante. O animal não apresentou recidiva do tumor ou complicaçõessecundárias ao tratamento até a última avaliação, um ano após o término do tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Mello Martins, Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Clinicas Veterinarias

Departamento de Clinicas Veterinarias

Teriogenologia de Animais de Companhia

Downloads

Publicado

2016-05-10

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica