Avaliação de cinco casos de abortamento associado à leptospirose em éguas no Rio Grande do Norte

Autores

  • Jael Soares Batista UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO- UFERSA
  • Celso Carlos Lamartine Paiva
  • Jardel Bezerra da Silva
  • Alecharme Mendes Costa
  • Paulo Henrique Cavalcante
  • Layanne Macêdo Praça
  • Robério Gomes de Olinda Universidade Federal do Piauí – Departamento de Zootecnia. Bom Jesus, PI, Brasil
  • Kaliane Alessandra Rodrigues de Paiva Universidade Federal de Campina Grande - Departamento de Patologia Animal. Campina Grande, PB, Brasil.

Palavras-chave:

distúrbio reprodutivo, doença infectocontagiosa, eqüídeo, zoonose

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever casos de abortamento por leptospirose em éguas, ocorrido no município de Mossoró,Rio Grande do Norte. Cinco éguas com histórico de abortamento foram submetidas a exames clínicos, hematológico e pesquisa deaglutininas anti-Leptospira para 22 diferentes sorovares, pelo Teste de Soroaglutinação Microscópica (SAM). Foi realizado exameanatomopatológico da placenta e de um feto equino abortado com 9 meses de idade. A infecção por Leptospira sp. ocorreu emtrês éguas que abortaram, sendo uma positiva para o sorovar Pomona, título 800; uma para o sorovar Hardjo, título 400; uma parao sorovar Icterohaemorrhagiae, título 400. No exame anatomopatológico da placenta foram observados cotilédones edemaciadosde coloração vermelho escuro, com áreas focais enegrecidas, friáveis e necróticos. No exame necroscópico do feto observou-seicterícia, presença de líquido sero-sanguinolento na cavidade abdominal, torácica e saco pericárdico, áreas multifocais de hemorragiano fígado, coração e pulmão, rins de consistência friável e áreas multifocais branco amareladas. Histologicamente, verificou-senecrose e inflamação do epitélio placentário coriônico; necrose difusa de hepatócitos e hepatite mononuclear; acentuada hemorragiano interstício do córtex renal, degeneração hidrópica e necrose das células do epitélio tubular e presença de cilindros hemáticosintratubular; além de nefrite intersticial mononuclear e pneumonia intersticial mononuclear difusa acentuada. Os resultados desteestudo demonstraram títulos elevados de aglutininas anti-Leptospira em éguas e a presença de lesões histológicas nos órgãosfetais e placenta, confirmando a importância da Leptospira como agente causador de abortamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jael Soares Batista, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO- UFERSA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde ministra aulas no curso de graduação em Medicina Veterinária e no curso de Pós-graduação em Ciência Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patológica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: tripanossomíases, T. vivax, ruminantes, diagnóstico anatomopatológico de animais domésticos e silvestres.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Edição

Seção

Patologia e Análises Clínica Veterinária