Suplementação oral de selênio e tocoferol previne danos à membrana plasmática espermática de touros Brangus.

Autores

  • Pedro Paulo Tsuneda Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernando Augosto Paes de Barros Arguello
  • Luciana Keiko Hatamato Zervoudakis Universidade Federal de Mato Grosso
  • Joanis Tilemahos Zervoudakis Universidade Federal de Mato Grosso
  • Moacir Ferreira Duarte Júnior Universidade Federal de Mato Grosso
  • Walter Augusto dos Santos Marinho Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luis Eduardo Senra e Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Juliana de Oliveira Moraes
  • Eleonora Araújo Barbosa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

antioxidantes, Bos taurus, criopreservação, estresse oxidativo, fertilidade

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da suplementação dietética com selênio e tocoferol sobre a integridade da membrana espermática e qualidade do sêmen fresco e criopreservado em reprodutores bovinos. Foi avaliado o sêmen de 17 touros Brangus divididos em grupo controle (GC) e suplementados por via oral com 400 UI Tocoferol e 0,45 mg Selênio (GS). Os dados foram analisados através da Anova com nível de 5% de significância. Foi observado efeito positivo da suplementação sobre a integridade de membrana plasmática no sêmen fresco (GC 26,70% vs GS 35,71%; p=0.0164) e sêmen criopreservado (GC 8,74% vs GS 11,36%; p=0,0213). De acordo com os resultados obtidos, a suplementação nos níveis utilizados e nas condições do presente experimento, promoveu efeito positivo sobre a integridade da membrana espermática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Tsuneda, Universidade Federal de Mato Grosso

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atua no Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal na Universidade Federal de Mato Grosso (LABRA-UFMT). Mestre em Ciência Animal ( Manejo Reprodutivo) - Programa de Pós Graduação em Ciência Animal - UFMT. Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciência Animal - UFMT

Fernando Augosto Paes de Barros Arguello

Médico Veterinário, Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Mato Grosso. Especialista em Reprodução Animal pela UNOESTE. Especialista em Produção de Gado de Corte pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente sócio proprietário da Empresa A.D.E Reprodução Animal LTDA, empresa especializada em serviços veterinários na área de reprodução de bovinos como: Produção In Vitro de Embriões, Coleta e Transferência de Embriões, Ultrassonografia, Congelamento de Sêmen e Inseminação Artificial.

Luciana Keiko Hatamato Zervoudakis, Universidade Federal de Mato Grosso

raduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1997), especialização em Nutrição Animal (1997) e mestrado em Zootecnia (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (2004). Pós-doutorado em Nutrição e Reprodução Animal pela UFV (2008). Atualmente é consultor ad hoc dos periódicos: Theriogenology, Andrologia, Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Ciência Animal Brasileira. É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso atuando no curso de graduação em medicina veterinária e no curso de Pós-graduação em Ciência Animal. Responsável pelo Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal e pelo Setor de Reprodução Animal da Fazenda Experimental da UFMT. Pesquisadora da Rede Pró Centro-Oeste de Conservação de raças bovinas localmente adaptadas (Curraleiro e Pantaneiro) e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Ciência Animal (INCT-CA). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia Reprodutiva, Interação entre Nutrição e Reprodução, Estresse Oxidativo e Reprodução, Conservação de raças localmente adaptadas.

Joanis Tilemahos Zervoudakis, Universidade Federal de Mato Grosso

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Pós-Doutorado em Zootecnia - UFV (2008). Atualmente é consultor ad hoc da Revista Brasileira de Zootecnia-Brazilian Journal of Animal Science, Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal e Revista de agricultura tropical (1415-7497). É professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. É Avaliador Institucional e de cursos do SINAES/INEP/MEC, Coordenador do Setor de Bovinos de Corte da UFMT. Pesquisador membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Ciência Animal (INCT-CA). Foi Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso no período de Fevereiro de 2013 a Outubro de 2016..Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de bovinos de corte e produção de bovinos a pasto.

Moacir Ferreira Duarte Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e mestrado em Ciência Animal/manejo reprodutivo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é doutorando em Ciência Animal/manejo reprodutivo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atuando principalmente nos seguintes temas: antioxidante, espermatozoide, progestágenos.

Walter Augusto dos Santos Marinho, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição/Reprodução.

Luis Eduardo Senra e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012), mestrado em Ciência Animal com ênfase em Manejo Reprodutivo pela mesma instituição (2014). Tem atuado na área de Reprodução e Produção Animal.

Juliana de Oliveira Moraes

Médica Veterinária com ênfase na área de Reprodução Animal

Eleonora Araújo Barbosa, Universidade de Brasília

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e mestrado em Ciências Animais pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é estudante de doutorado no programa de pós-graduação em Ciências Animais da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2018-04-06

Edição

Seção

Reprodução Animal