CONDIÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DE INDICADORES BASEADOS EM ATIVOS E PASSIVOS ATUARIAS: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DA PARAÍBA

Fábio Marsicano Fagundes, Vera Lúcia Cruz, Ramon Rodrigues dos Santos

Resumo


O estudo objetivou evidenciar a situação financeira e atuarial da Paraíba Previdência (PBPREV) através dos indicadores propostos por Lima e Diniz (2016). Para isto, realizou-se uma pesquisa documental, no qual, foram coletadas as informações dos balanços financeiros e patrimoniais, além de outras demonstrações do ente PBPREV no período de 2013 a 2016, e, na sequência, foram aplicados os índices propostos pelos autores. Com base nas análises realizadas, foi evidenciado que a situação atuarial do PBPREV apresenta-se com uma tendência para o déficit, já a financeira, está equilibrada, em virtude dos recursos provenientes das transferências governamentais, além das que são previstas nos cálculos atuariais, no entanto, em todo o período analisado, encontra-se no limite.  O estudo concluiu que o PBPREV não possui uma condição financeira e atuarial satisfatória que possa garantir a continuidade das atividades do instituto no médio prazo, o que pode comprometer a solvência do ente. O estudo sugeri a realização de medidas corretivas que busquem garantir seu equilíbrio financeiro e atuarial, cujos procedimentos podem ajudar a corrigir alguns problemas que possam está comprometendo a saúde financeira e atuarial da PBPREV.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea (ISSN 2595-7287)

Universidade Federal Fluminense/RJ

Departamento de Ciências Contábeis da UFF/Niterói

Rua Mário Santos Braga, S/N, Prédio 1 - Sala da Coordenação da Graduação em Ciências Contábeis, Centro - Niterói/RJ, CEP 24.020-150.

 

                                                                                                INDEXADORES: