Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Abril é o periódico do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA UFF. Busca ser um veículo de divulgação nacional e internacional de estudos, resenhas, sobre obras literárias produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe), de forma específica ou em abordagens comparatistas. Visa também a apresentação, através desses estudos, de pesquisas contemporâneas sobre essas literaturas a partir de temas teóricos-criticos fundamentais para sua compreensão.

 

Políticas de Seção

Artigos

Estudos de divulgação nacional e internacional sobre obras literárias produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe), de forma específica ou em abordagens comparatistas. Divulgação de pesquisas recentes  sobre essas literaturas a partir de temas teóricos-criticos fundamentais para sua compreensão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Entrevista com escritores, teóricos ou figuras de relevância para a literatura produzida em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe). Entrevistador e entrevistado devem ser devidamente identificados em uma biografia resumida de 05 a 10 linhas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas de obras literárias ou teórico-críticas recentes (dos últimos dois anos em relação ao número da Abril em chamada aberta) produzidas em  Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe). As resenhas devem conter a referência completa da obra resenhada, com imagem da capa do livro resenhado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são encaminhados, em caráter duplo-cego, a dois pareceristas do Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, especialistas na área ou tema dos estudos, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final. Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes quesitos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.

 

Periodicidade

A Revista Abril publica um volume por ano e dois números por volume, com publicações previstas para junho e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...