‘Novas cartas portuguesas’: um gesto de amor político a muitas mãos

Autores

  • Raquel Goes de Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29851

Palavras-chave:

POLÍTICA, INTERTEXTUALIDADE, ESCRITA FEMININA

Resumo

O trabalho pretende mostrar como o famoso texto português Novas Cartas Portuguesas conseguiu entrar para o imaginário político de uma época, em virtude do contexto de sua publicação – o regime salazarista –, e atravessar gerações como uma obra emblemática, por abordar questões das minorias perseguidas, mas principalmente do papel da mulher em uma sociedade machista. A atenção a esta obra se dá pela sua representatividade política e pela sua inovação como objeto literário. No texto, vemos questões de gênero e autoria sendo discutidas, tendo como subtexto outro emblemático exemplar da literatura portuguesa, as Cartas Portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Goes de Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF)

Doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa intitulada Re-ler as Cartas Portuguesas. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Dissertação intitulada O projeto literário Adília Lopes.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Menezes, R. G. de. (2015). ‘Novas cartas portuguesas’: um gesto de amor político a muitas mãos. Abril – NEPA / UFF, 7(14), 79-88. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29851