João Cabral de Melo Neto e a tradição poética portuguesa

Autores

  • Solange Fiuza Cardoso Yokozawa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29874

Palavras-chave:

João Cabral, Cesário Verde, tradição poética.

Resumo

Neste trabalho, proponho acompanhar as complexas relações entre João Cabral de Melo Neto e a literatura portuguesa e o modo como ele se en­tronca nessa literatura por meio de Cesário Verde, cuja poesia despojada de ornamentos retóricos e que privilegia, entre todos os sentidos, uma visão da realidade concreta, fez com que o autor de Serial nele se reconhecesse e o tomasse como o maior poeta português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Fiuza Cardoso Yokozawa, Universidade Federal de Goiás

Professora associada da Universidade Federal de Goiás (2002), onde atua em nível de graduação e pós-graduação. Doutorou-se em Letras - Literatura Brasileira, na Univer­sidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Desenvolveu, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, sob supervisão do professor Dr. Arnaldo Saraiva e fi­nanciamento do CNPq, investigação de pós-doutoramento sob o título Reconfigurações da Poesia Lírica em Cesário Verde e João Cabral. Coordena o projeto Poesia Brasileira Contemporânea e Tradição, financiado pela FAPEG. É líder, no Diretório do CNPq, do Grupo Estudos de Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea. Entre várias outras pu­blicações, é autora do livro A Memória Lírica de Mario Quintana (2006) e coorganizadora dos livros O Legado Moderno e A (Dis)solução Contemporânea (2011) e Poesia Brasileira Contemporânea e Tradição (2015).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

Yokozawa, S. F. C. (2015). João Cabral de Melo Neto e a tradição poética portuguesa. Abril – NEPA / UFF, 7(15), 127-141. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29874