'Mornas eram as noites' ou viagem ao redor de Cabo Verde com Dina Salústio

Autores

  • Demétrio Alves Paz Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Cerro Largo - RS

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29890

Palavras-chave:

Conto. Simbolismo. Viagem.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o simbolismo presente em Mornas eram as noites, de autoria da cabo-verdiana Dina Salústio, e pro­por uma tipologia temática para os contos, relacionando-a ao tópico da viagem. Nas trinta e cinco narrativas, observamos que há temas comuns em várias delas, tais como: partida e regresso; a condição feminina; rela­ções familiares; pobreza e necessidade; memória; violência (doméstica ou social). Da mesma forma, notamos que há figuras femininas diferenciadas, representando um amplo apanhado de todas as classes sociais e de diferen­tes idades. A grande maioria das histórias é narrada em primeira pessoa, o que aproxima o leitor e também funciona como uma espécie de pedido de cumplicidade por parte das narradoras. Percebemos que a noite surge em muitos enredos como um símbolo de transformação, tendo em vista o subtítulo da obra: “... De como elas se entregam aos dias”. Igualmente, cons­tatamos a dubiedade do subtítulo que pode tanto referir-se às noites (do título) como às personagens femininas representadas nos contos.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n16a328

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demétrio Alves Paz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Cerro Largo - RS

Professor Adjunto 3 de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Cerro Largo - RS.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Paz, D. A. (2016). ’Mornas eram as noites’ ou viagem ao redor de Cabo Verde com Dina Salústio. Abril – NEPA / UFF, 8(16), 65-75. https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i16.29890