A descolonização epistemológica pela morte aos olhos da infância: análises da literatura de Mia Couto

Autores

  • Camila Lima Sabino UFF/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29906

Palavras-chave:

Morte, infância, descolonização epistemológica.

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise comparativa das obras O beijo da palavrinha e A chuva pasmada do escritor moçambicano Mia Couto, obras endereçadas ao público infantil e juvenil. O objetivo é investigar consonâncias e divergências dos tratamentos literários dados às temáticas da morte e da infância, e analisar, a partir desses tratamentos, processos histórico-culturais que permitem equacionar as heranças coloniais no contexto social e político de Moçambique. O protagonismo infantil e as representações literárias das famílias frente à morte permitem refletir sobre o lugar da infância como lugar de trânsito e de produção de cultura o que, em consequência, desloca o papel do adulto e das instituições sociais e permite pensar na multiplicidade sócio-cultural constitutiva das identidades individuais e sociais. Buscamos, com tais deslocamentos observados nas propostas literárias concernentes ao corpus deste trabalho, defender a necessidade de aprimorar o processo de descolonização política e epistemológica dos espaços sociais marginalizados, compreendendo a modernidade e o sistema-mundo capitalista como a dupla face da colonialidade.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a373

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Lima Sabino, UFF/RJ

Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ e Mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFF.

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

Sabino, C. L. (2017). A descolonização epistemológica pela morte aos olhos da infância: análises da literatura de Mia Couto. Abril – NEPA / UFF, 8(17), 25-44. https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29906