A captura do tempo na escrita babilônica De António Lobo Antunes

Autores

  • Tatiana Prevedello Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Instituto Federal Farroupilha - IFFar

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i19.29934

Palavras-chave:

narrativa contemporânea, personagens, instabilidade temporal.

Resumo

A concepção do romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, ao subverter os modelos clássicos de narração, instaura, em seu projeto de escrita, o emprego de recursos como os múltiplos pontos de vista narrativo, que combinam e (re)ordenam o testemunho das personagens de forma contínua, impossibilitando que o leitor se ampare em uma única e acabada versão dos fatos. A elaboração do tempo ficcional, nessa perspectiva, embora seja organizada de forma linear, uma vez que o romance se estrutura em capítulos que correspondem a uma hora específica no transcorrer de uma indelével madrugada, operacionaliza, por meio da percepção das personagens e dos recurso mnemônicos que utilizam para (des)organizar as suas lembranças, a experiência da eternidade. A análise dos marcadores temporais que, em conformidade com Paul Ricoeur, estão aliados à construção de um tempo eterno e inapreensível, constituI o nosso objeto de estudo, o qual se volta para uma escrita que, com insistência, questiona a sua própria forma, limites e finalidades.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.2017n19a402

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Prevedello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Doutora em Letras (Área de Concentração: Estudos de Literatura / Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014), com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa (2013-2014). Dedica-se ao estudo da hermenêutica da escrita, direcionado, sobretudo, ao trabalho filosófico de Paul Ricoeur e às relações entre tempo, alteridade, memória, história e mimese na Literatura Portuguesa Contemporânea. Atualmente é docente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal Farroupilha.

Downloads

Publicado

2017-11-21

Como Citar

Prevedello, T. (2017). A captura do tempo na escrita babilônica De António Lobo Antunes. Abril – NEPA / UFF, 9(19), 29-46. https://doi.org/10.22409/abriluff.v9i19.29934