Cais de angústia e saudade: o Brasil na escrita autobiográfica de Miguel Torga

Autores

  • Sarah Diva Ipiranga Universidade Estadual do Ceará
  • Bárbara Silva Teles de Menezes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i22.29985

Palavras-chave:

Memória. Diário. Lugar.

Resumo

Miguel Torga (1907 – 1995) publicou seis volumes de memórias e dezesseis diários. Entre tantas lembranças, destaca-se o período em que viveu no Brasil (1919 - 1923), na fazenda dos tios, no interior de Minas Gerais. O desterro em terras brasileiras deixou marcas duradouras em sua vida e é recuperado em três livros: A criação do mundo: os dois primeiros dias (1937), o Diário VII (1956) e A criação do mundo: o sexto dia (1981). Diante das singularidades e das confrontações presentes nas duas primeiras narrativas, partimos para a investigação inicial dos modos específicos de recuperação do passado em textualidades diferentes: as memórias e o diário. A partir dessa modulação, o reencontro de eu do passado com o eu do presente possibilita uma série de reflexões que apontam para as diferentes percepções e escritas do mesmo fato e para as relações homem-natureza. Percebe-se, na análise, a intenção clara de um eu testemunhal que procura, na racionalização da experiência, a única forma de poder recuperá-la e expressá-la. No entanto, especificamente da escrita diarística, o eu permite a inserção de uma certa emotividade, que encontra no espanto momentâneo da vivência a possibilidade de vir à tona. Para subsidiar o caminho investigativo desse artigo, foi necessário o apoio das contribuições teóricas acerca da escrita autobiográfica, sobretudo de Georges Gusdorf, Paul Ricouer, Clara Rocha e Eugénia Vilela; e da análise existencialista da natureza através da Geografia Humanista proposta por Yi-Fu Tuan, dentre outras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Diva Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta de Literatura Brasileira do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará. Pós-Doutora em Literatura Brasileira - Centro de Estudos Comparatistas - Universidade de Lisboa (Infância, memória e formação na poesia de Jáder de Carvalho). Coordenadora do Grupo de Estudos AMI- Autobiografia, Memória e Identidade e responsável pelo Projeto de Pesquisa Mar de memória: um diálogo luso-brasileiro. Docente do Mestrado Profissional em Letras/ PROFLETRAS-UECE. Doutora em Educação Brasileira (UFC): Imagens da infância: criança, aprendizagem e formação nos contos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Mestre em Estudos Literários (UFMG): O mal da língua; violência e linguagem nos contos de Rubem Fonseca. Autora do livro O sol na palavra: a literatura cearense sob o signo solar.

Bárbara Silva Teles de Menezes, Universidade Federal do Ceará

Bolsista CAPES. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPGLetras - UFC). Graduada em Letras Português (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo de Estudos AMI - Autobiografia, Memória e Identidade: margens do descobrimento (UECE). Atua na área de Literatura Comparada de Línguas Modernas, com ênfase nos seguintes temas: Literatura Portuguesa, Memória e Autobiografia.

 

Downloads

Publicado

2019-06-23

Como Citar

Ipiranga, S. D., & Teles de Menezes, B. S. (2019). Cais de angústia e saudade: o Brasil na escrita autobiográfica de Miguel Torga. Abril – NEPA / UFF, 11(22), 87-98. https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i22.29985