Máscaras genológicas: Camões, personagem de Natália Correia (uma leitura de ‘Erros meus, má fortuna, amor ardente’)

Autores

  • Jorge Vicente Valentim UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i23.30268

Palavras-chave:

Epicização, Camões, Natalia Correia

Resumo

Partindo do conceito de “epicização”, proposto por Barbalosi e Plana (2012), a proposta deste ensaio é a de apontar uma leitura da obra dramática Erros meus, má fortuna, amor ardente (1981), de Natália Correia. Camões com- parece como protagonista da trama, tecida dentro da trajetória do poeta, de Lisboa ao degredo e, por fim, o seu retorno. Saindo da dinâmica do drama histórico – ainda que os fatos contextuais lá compareçam como uma forma de sublinhar as questões temáticas mais prementes –, Natália Correia, já a partir do título, estabelece um jogo de citações intertextuais com a finalidade de revelar as máscaras da sua personagem. A ideia, aqui, incide sobre a possibilidade de pensar cada um dos gêneros desenvolvidos pelo poeta português, apresentados ao longo da efabulação, como uma espécie de persona por onde o seu criador almejou destilar desde a amargura de um desconcerto consciente ao sofrimento das muitas dimensões amorosas: à(s) mulher(es) amada(s) e à pátria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Vicente Valentim, UFSCar

Doutor em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Professor Associado do Departamento de Letras e Professor Permanente do PPGLit/UFSCar. Professor Colaborador do PPGEL – UNESP/FCLAr.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Valentim, J. V. (2019). Máscaras genológicas: Camões, personagem de Natália Correia (uma leitura de ‘Erros meus, má fortuna, amor ardente’). Abril – NEPA / UFF, 11(23), 197-206. https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i23.30268