Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Estudos de Administração e Sociedade (ISSN 2525-9261) tem como missão difundir o conhecimento em Administração, contribuindo para a melhoria da qualidade da pesquisa e o intercâmbio com outros centros de investigação.

O foco temático da revista toma como referência as linhas de pesquisa do PPGAd da Universidade Federal Fluminense – “Estado, Organizações e Sociedade” e “Administração Brasileira”. As linhas de pesquisa objetivam discutir os aspectos do funcionamento e da estrutura das organizações, as relações entre as diferentes funções organizacionais permitindo, assim, elaborar reflexões sobre a natureza e o papel na sociedade contemporânea, análises históricas sobre o desenvolvimento das organizações e estudos sobre o papel dos atores sociais: Estado, mercado e sociedade civil. 

 

A Estudos em Administração e Sociedade está dividida em duas seções.

A primeira seção, denominada Administração Brasileira, tem como objetivo publicar estudos sobre questões relativas à estrutura e ao funcionamento interno das organizações brasileiras e transnacionais nas suas operações em território nacional, focando-se nas reflexões sobre as grandes áreas da gestão - estratégia, gestão de pessoas e relações de trabalho, marketing, logística, tecnologias de informação e finanças - e suas possíveis inter-relações.

A segunda seção, Estado, Organizações e Sociedade, contém trabalhos que tratem da análise da construção histórica e a atual configuração das relações entre os diferentes tipos de organizações com o Estado e com a sociedade civil. Abordando o papel dos atores sociais, suas diferentes formas de inserção e participação na formulação, implantação e avaliação de políticas nas três esferas institucionais.

A Revista Estudos em Administração e Sociedade visa publicar artigos com conteúdo teórico, empírico ou teórico-empírico em Administração e áreas afins. É aberta a diferentes abordagens teóricas e metodológicas, privilegiando a perspectiva crítica.

 

Políticas de Seção

Páginas Iniciais

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Administração Brasileira

Estudos das questões relativas à estrutura e ao funcionamento interno das organizações brasileiras e transnacionais nas suas operações em território nacional. O foco dessa linha situa-se nas reflexões sobre as grandes áreas da gestão - estratégia, gestão de pessoas e relações de trabalho, marketing, logística, tecnologias de informação e finanças - e suas possíveis inter-relações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estado, Organizações e Sociedade

A análise da construção histórica e a atual configuração das relações entre os diferentes tipos de organizações com o Estado e com a sociedade civil. Neste sentido, aborda o papel dos atores sociais, suas diferentes formas de inserção e participação na formulação, implantação e avaliação de políticas nas três esferas institucionais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão aceitos depois de passarem pelas avaliações de dois pesquisadores com reconhecimento profissional e acadêmico na área do tema abordado pelo artigo. O sistema adotado será na forma blind review para proteger a identidade dos revisores e dos autores e promover a avaliação justa e imparcial.

A revista utiliza as Boas práticas ANPAD de Publicação Científica, disponível no sítio eletrônico http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf

 

 

Periodicidade

Frequência de publicação: quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação e Escopo da Revista

A revista Estudos de Administração e Sociedade (ISSN 2525-9261), periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF), utiliza as Boas Práticas ANPAD de Publicação Científica como guia para as suas ações, oferecendo um novo meio para a disseminação de conhecimento no campo da Administração.

Na seleção de seus artigos, guia-se pelos critérios de rigor e relevância, privilegiando a produção original e estimulando a pesquisa e o debate tanto sobre questões perenes quanto sobre temas emergentes na área de Administração e seus domínios conexos.

Baseia-se no reconhecimento da crescente complexidade existente dos problemas científicos da Administração e reconhece o caráter interdisciplinar da pesquisa no campo. Nesse sentido, apresenta-se como uma revista de Ciências Sociais Aplicadas.

Visando contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento, a revista se apresenta como uma publicação online de acesso livre, ampliando o público interessado no assunto.

A Revista tem como missão difundir o conhecimento em Administração, contribuindo para a melhoria da qualidade da pesquisa e o intercâmbio com outros centros de investigação.

A Revista Estudos de Administração e Sociedade visa publicar artigos com conteúdo teórico, empírico ou teórico-empírico em Administração e áreas afins. É aberta a diferentes abordagens teóricas e metodológicas, privilegiando a perspectiva crítica. O foco temático da revista toma como referência as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) – “Estado, Organizações e Sociedade” e “Administração Brasileira”. As linhas de pesquisa objetivam discutir os aspectos do funcionamento e da estrutura das organizações e as relações entre as diferentes funções organizacionais, permitindo, assim, elaborar reflexões sobre a natureza e o papel na sociedade contemporânea, análises históricas sobre o desenvolvimento das organizações e estudos sobre o papel dos atores sociais.

 

Indexado em: