O Impacto da Produção Científica das Ciências Administrativas no Desenvolvimento Local

Autores

  • Raphaela Reis Conceição Castro Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luis Moretto Neto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Giovanna Fonseca Demonti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Angela Serafim Godinho Espíndula Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v1i1.7

Resumo

Este artigo pretende investigar o alinhamento entre a produção científica das ciências administrativas com o desenvolvimento local. Usou-se o método qualitativo pelo meio da análise das respostas dos questionários enviados, por correio eletrônico, aos líderes de grupos de pesquisas cadastrados e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O objetivo deste trabalho é identificar a convergência entre a pauta de investigações científicas dos professores credenciados no programa de pósgraduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o desenvolvimento local. Contudo, seu desfecho traz uma série de questões que necessitam de reflexões mais profícuas e norteadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela Reis Conceição Castro Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Substituta na UFJF e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa SOCIUS.

Luis Moretto Neto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Emérito da Universidade Federal de Santa Catarina

Angela Serafim Godinho Espíndula, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Referências

ALCADIPANI, R., BERTERO, C. O. (2014).Os EUA e a exportação e a expansão do ensino de Management no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Trabalho apresentado ao IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, Florianópolis.

SILVA, R. R. C. C. (2014). Os desafios das diretrizes curriculares para o curso de graduação em Administração oferecido por um consórcio. Trabalho apresentado no XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis.

BACON, F. Novum organum. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

BARDIN, L. (1986)L’Analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France.

BERTERO, C. O. (2006). Ensino e Pesquisa em Administração. São Paulo: Thomson.

BOURDIEU, Pierre. (1996). As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras.

CARNEIRO, R.O. O desenvolvimento revisitado. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 3, pg. 73-82, jul/ago 2006.

CHANG, HA-JOON.Chutando a Escada - A Estratégia do Desenvolvimento em Perspectiva Histórica. Unesp, 2002.

DESCARTES, R. Discurso do Método, inRené Descartes, coleção os pensadores.São Paulo: Abril Cultural, 1979.

FIORI, J. L. Introdução: de volta a questão da riqueza de algumas nações. In: FIORI, J. L. (org.) Estado e moedas no desenvolvimento das nações. RJ: Ed. Vozes, 2a. edição, 1999, p. 11 – 48.

FREITAS, M.C. de. (2002). A pesquisa educacional como questão intelectual na história da educação brasileira (breves anotações para uma hipótese de trabalho). In.: FREITAS, M.C. de; KULMANN, JR. M. (orgs.) Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Corteza.

FURTADO, C. (1992).Subdesenvolvimento revisitado. Revista Economia e Sociedade. Campinas, n. 1 ago, p. 5 – 19.

FURTADO, C. (1980). Pequena introdução ao desenvolvimento: enfoque interdisciplinar. SP: Editora Nacional.

GIANNELLA, V., CALLOU, A. E. P. (2011). A emergência do paradigma de desenvolvimento centrado no território na observação de duas políticas no Cariri cearense. Cadernos EBAPE.BR., 3(9), p. 803-827.

GOULART, S. (2005). Sobre a interferência da produção científica e tecnologia da universidade no desenvolvimento local: o caso da Ciência da Computação. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

GOULART, S., CARVALHO, C. A. (2008) O caráter da internacionalização da produção científica e sua acessibilidade restrita. RAC. 12(3), p. 835-853. Históricos do curso de Administração no Brasil, CFA. Disponível em: <http://www2.cfa.org.br/agencia-de-noticias/cfanews/administracao-e-curso-mais-procuradono-ensino-superior-mostra censo>. Acessado em 16 de abril de 11.

IPIRANGA, A. S. R.; QUEIROZ, W. V.; FROTA, G. dos S. L.; CÂMARA, S. F.; ALMEIDA, P. C. da H. (2012)Estratégias de inovação de catching-up: as ligações de aprendizagem entre um instituto de P&D e pequenas empresas.RAP. Rio de Janeiro, 43(6), p. 677-700.

LEMOS, D. da C., BAZZO, W. (2011) A. Administração como ciência social aplicada: integrando ciência, tecnologia e sociedade no ensino de administração. Pensamento Contemporâneo em Administração. 5(3), p. 1-14.

KEINERT, M. C. Kant: o apóstolo da razão pura e da crítica sistemática. In: Razão, sonho e sensibilidade. 2 ed. São Paulo: Editora Duetto, 2011, p. 7-13.

MOURA-PAULA, M. J. de, FERRAZ, D. L. da S. (2015). Silêncio organizacional: introdução e crítica. Cadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro, 13(3), p. 516-529.

NICOLINI, Alexandre. “Qual será o futuro da fábrica de administradores?” In: ANPAD, 25, 2001, Campinas. Anais. Campinas: ANPAD, 2001.

NOVAES, H. T.(2012). Reatando um fio interrompido: a relação universidade-movimentos sociais na América Latina. São Paulo: Editora Expressão Popular. 335 p.

RAMOS, G. (1996). A Redução sociológica. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

SACHS, I. (2000) Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro, Garamond.

SEN, A. (2000). Desenvolvimento como liberdade. São Paulo, Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Administração Brasileira